Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

“Azar” de outros e Sporting já comanda após 3ª ronda da Liga NOS

PATRICIA DE MELO MOREIRA / UEFA

PATRICIA DE MELO MOREIRA / UEFA

Concluída a terceira ronda na LIGA NOS – que está “escaldante” após sucessivos resultados inesperados, ou talvez não, porque no desporto é assim mesmo – o Sporting chegou ao comando da principal competição portuguesa de futebol depois de ter conseguido duas vitórias e um empate.

Isto é, sem ter perdido nenhum jogo – proeza que só mais três equipas conseguiram, como são os casos de Famalicão, Boavista e Guimarães – os leões chegaram à liderança com 7 pontos, os mesmos que o “inusitado” Famalicão.

Pelo meio ficou a derrota do Benfica no Estádio da Luz frente a um F. C. do Porto afinal ao mesmo nível que os restantes grandes, enquanto o Sporting de Braga já estão a três pontos dos dois primeiros e a dois do Porto e Benfica.

Mas a procissão ainda vai no adro.

Na Luz, Zé Luis (que frente ao Setúbal tinha alcançado o primeiro “hatt trick” do campeonato) abriu o caminho para o triunfo portista ao marcar primeiro (22’), tendo Marega feito o 2-0 (86’), sobressaindo no jogo o excelente desportivismo e faiy play dos adeptos, em especial, e dos jogadores de ambas as equipas, que proporcionaram uma tarde que deve ser recordada por muito tempo, depois de problemas passados nas últimas épocas, que será bom esquecer.

Nesta ronda três e porque referimos os goleadores, de salientar o segundo “hatt trick” conseguido pelo iraniano Taremi (Rio Ave) frente ao Aves, estando Zé Luis na frente (4), face ao golo obtido na Luz.

Neste domingo, o Sporting “deu um pontapé” na falta de sorte e, de uma só vez, “matou” três coelhos: conseguiu vencer onde perdeu (copiosamente) o ano passado frente ao Portimonense, somou o segundo triunfo consecutivo e passou a liderar a classificação, o que nem os adeptos talvez esperassem face ao ambiente, mais ou menos pesado, que se tem passado pelo clube do Visconde de Alvalade.

Grandes tormentas, grandes naus. E os jogadores sportinguistas conseguiram começar a dar a volta por cima, o que é um excelente sinal para as jornadas seguintes.

Em Portimão, o Sporting entrou de rompante e “assustou” os locais, porquanto Raphinha (2’) e Luiz Phellype (5’) marcaram de forma tão rápida que chegaram ao 2-0 num ápice.

Ainda assim, a situação não “atordoou” os algarvios que, pouco depois (9’), reduziram através da marcação de uma grande penalidade, convertida por Rómulo.

O jogo “acalmou” suficientemente para que não houvesse mais golos tão depressa, chegando o intervalo com os leões a vencerem (2-1).

Manobrando melhor a bola, o Sporting chegou ao 3-1 (65’) com um golo obtido, de novo, por Raphinha e geriu a partida até final.

Nos outros encontros, Setúbal e Moreirense empataram (0-0), o Rio Ave venceu (5-1) o Aves e o Santa Clara recebeu e empatou (0-0) com a Belenenses SAD, divisão de pontos que também aconteceu (1-1) no Boavista-Paços de Ferreira.

Uma surpresa (ou só meia) foi o triunfo (3-2) arrancado pelo Tondela no campo do Marítimo, enquanto, no Minho, o Gil Vicente dividiu os pontos com o Sporting de Braga (1-1), o mesmo sucedendo no Guimarães-Famalicão (1-1), salientando-se, no entanto, o cansaço que Braga e Guimarães estão a acumular face a estar a disputarem os plays off de ingresso na fase de grupos da Liga Europa.

Como se referiu, Sporting e Famalicão estão na liderança, ambos com 7 pontos, à frente de Porto e Benfica, ambos com 6 pontos. Segue-se o Boavista (5) e Braga, Moreirense, Tondela, Portimonense, Santa Clara e Gil Vicente (4).

O Sporting de Braga-Benfica é o jogo de referência para a quarta jornada, se bem que Sporting (em casa frente ao Rio Ave) e Porto-Guimarães sejam outros jogos a seguir atentamente.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.