O Município de Anadia e a Federação Portuguesa de Ciclismo procederam, esta quinta-feira, à abertura oficial da Pista de BMX e do Centro de Controlo e Avaliação de Treino (CCAT), em Sangalhos, e da Pista de XCO, na Curia, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, do Presidente da Union Cycliste Internationale (UCI), e de responsáveis de várias entidades nacionais e locais ligadas ao mundo do ciclismo, segundo notícia veiculada pela Câmara Municipal local.
A Pista de BMX, localizada junto ao Centro de Alto Rendimento de Anadia (CAR) / Velódromo Nacional, em Sangalhos, é a única, na Península Ibérica, com características olímpicas, estando apta a acolher a realização de grandes eventos internacionais, como campeonatos do mundo e europeus, e estágios de selecções nacionais e internacionais.
A Pista de Cross Country Olímpico – XCO, situada na Curia, Tamengos, nos antigos terrenos do “Parque de Campismo”, funcionará como uma extensão do CAR / Velódromo Nacional. A natureza aberta do XCO atrai jovens praticantes, desde a idade do primeiro ciclo, pelo que esta infra-estrutura se encontra dotada de condições para o desenvolvimento do ciclismo de iniciação (formação).
O BMX e o XCO são duas vertentes do ciclismo que se encontram em franco crescimento a nível internacional, sobretudo desde que obtiveram o estatuto de modalidade olímpica. Daí o grande interesse nacional de que estas duas instalações se revestem, potenciando, de forma decisiva, o desenvolvimento e a promoção daquelas disciplinas em Portugal.
As duas pistas foram construídas de acordo com as normas constantes no Guia Técnico da UCI, reforçando, assim, a candidatura do CAR de Anadia a centro satélite do Centro Mundial de Ciclismo da UCI.
O CCAT, instalado em Sangalhos, no edifício que serve de base às rampas da Pista de BMX, complementa as actividades já desenvolvidas neste equipamento, sendo composto por um hall, instalações sanitárias, uma sala de formação, e espaços para avaliação e controlo, laboratório, e gabinete.
A entrada em funcionamento destes equipamentos vai colocar Portugal e o concelho de Anadia na rota dos melhores ciclistas, equipas e selecções, reforçando a afirmação de Anadia como Município do Desporto, já que um dos propósitos fundamentais do actual executivo camarário é fomentar a prática desportiva.