Foi um fim-de-semana menos positivo, quiçá em relação ao esperado, para Miguel Oliveira, que não foi além do 18º lugar do Grande Prémio Red Bull de Espanha, realizado no circuito de Jerez de la Frontera, o penúltimo a chegar ao fim, já que os restantes desistiram.
O espanhol Marc Márquez (Repsol Honda Team) foi o vencedor (41.08,685) com um desempenho impecável para compensar a queda do líder no Texas – e recuperar a liderança do campeonato – destacando-se o segundo lugar de Alex Rins (Team Suzuki Ecstar), apesar de uma difícil qualificação, a 1,654 do vencedor, enquanto Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha no MotoGP) entrou – a 2,443 – no terceiro lugar do pódio pela primeira vez esta temporada.
Como se referiu, Miguel Oliveira acabou na 18ª posição, a 41,570 do primeiro, confirmando as dificuldades que tinha encontrado na fase de qualificação, mantendo os 7 pontos (17º), antes do GP de França, em Le Mans, no dia 19 deste mês.
O espanhol recuperou a liderança do circuito, somando 70 pontos contra 69 do também espanhol e Valentino Rossi, ambos com 67 pontos.