Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

João Sousa afastado

Carlos Palma /CN

Carlos Palma /CN

Nesta quinta-feira, o encontro do dia transformou-se na estreia perfeita para o credenciado tenista belga David Goffin no Millennium Estoril Open, que fez terminar a série de seis vitórias de João Sousa. O número um nacional procurava dar mais um passo rumo à defesa do título de campeão, mas não conseguiu passar pelo ex-top 10 (actual 22º).

O belga, natural de Liège, não andou longe do seu melhor nível e carimbou a quinta vitória em sete encontros contra o português quando estavam decorridos 81 minutos de encontro, pelos parciais de 6-3 e 6-2.

Num dia marcado pelas elevadas temperaturas e total ausência de vento – ao contrário do que aconteceu na jornada anterior – David Goffin adaptou-se na perfeição às condições. Impávido e sereno, o belga criou muitas dificuldades a João Sousa, que se apresentou no Estádio Millennium com a pancada de serviço pouco afinada (no primeiro set só colocou 48% das primeiras bolas e foi quebrado em quatro ocasiões) e cometeu demasiados erros não forçados para um duelo perante um adversário pronto a tornar qualquer pancada numa oportunidade para dilatar a vantagem.

Com a entrada perfeita no Millennium Estoril Open, David Goffin (que foi o último convidado da organização para o quadro principal do torneio) inscreve o nome nos quartos-de-final da competição, onde também já estão jogadores como Stefanos Tsitsipas e Gael Monfils.

Para além do aspecto técnico, Sousa também não teve a calma e foco suficiente de poder ir um pouco mais além, só não o sendo porque não esteve para “aí virado”, com falhas de eficácia nas respostas, falhas nos smashs com a bola a sair da área de jogo, concorrendo para uma frustração de perder em casa mas dando a mão ao dizer que “o David foi mais inteligente e demonstrou o que vale e anulou todas as minhas armas”.

EstorilOpen2019_H0P0874

Carlos Palma / CN

O uruguaio Pablo Cuevas, que venceu (6-2 e 7-5) esta quinta-feira o italiano Filippo Baldi seguiu em frente, assim como o tunisino Malek Jaziri, que derrotou (7 (7) e 6-1) o argentino (e par de João Sousa) Leonardo Mayer.

Na última partida (à noite) o norte-americano Frances Tiafoe teve que “suar” bastante para afastar (2-6, 6-3 e 7 (7) – 6 (5) o jovem japonês Yoshihito Nishioka.

Passaram aos quartos-de-final Tsitsipas, que jogará frente a João Domingos; David Goffin que se encontrará com Malek Jaziri; A Davidovich Fokina que defronta Gael Mongils e Frances Tafoe que jogará com Pablo Cuevas.

Depois de nesta quarta-feira ter sido conhecida a primeira dupla na elite das quatro melhores, o sexto dia do Millennium Estoril Open ditou o alinhamento para as meias-finais da variante.

A primeira dupla a carimbar o passaporte para a penúltima fase da prova foi Gerard Granollers e Marc López – antigo número 3 do ranking de pares, campeão olímpico ao lado de Rafael Nadal em 2016 e vencedor de Roland Garros no mesmo ano.

Os experientes espanhóis derrotaram Guido Andreozzi e Hugo Dellien (adversários na primeira ronda de singulares, que ocuparam o lugar no quadro dos portugueses Pedro Sousa e Gastão Elias) por 6-4 e 7-5.

Granollers e López encaram os britânicos Luke Bambridge e Jonny O’Mara, primeiros apurados para a seguinte fase da competição no dia de ontem, ao baterem João Sousa e Leonardo Mayer.

Jérémy Chardy e Fabrice Martin também vão disputar um lugar no encontro final. A dupla francesa ultrapassou os argentinos Guillermo Duran e Máximo González com os parciais de 4-6, 6-3 e 10-7 no match tie-break decisivo. Pela frente terão agora os quartos e únicos pré-designados em prova Marcus Daniell oriundo da Nova Zelândia e Wesley Koolhof da Holanda (carrascos de Frederico Gil e Tiago Cação), que tombaram Pablo Cuevas e Jean-Julien Rojer também no jogo decisivo: 7 (10) -6 (8), 4-6 e 10-7.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.