A quinta edição do Millennium Estoril Open arranca este sábado com os jogos da primeira fase do qualifying, que foi sorteada e que deu a conhecer o percurso dos 16 jogadores que procuram um lugar entre a elite do único torneio do ATP Tour organizado em Portugal.
Pablo Cuevas (73.º ATP), é o jogador mais conceituado a ir a jogo este fim de semana no Clube de Ténis do Estoril. O uruguaio vem dos quartos de final no ATP 250 de Budapeste, defende o estatuto de primeiro cabeça de série do qualifying e estreia-se contra Daniel Brands (172.º), da Alemanha.
O estatuto de segundo pré-designado está a cargo de Daniel Evans, segundo e último membro do top 100 mundial (é o 86.º) a ir a jogo nesta fase de qualificação. Na primeira ronda, o britânico defronta o italiano Lorenzo Giustino (164.º).
A comitiva portuguesa é composta por João Domingues e Gastão Elias – os dois jogadores escolhidos pela organização para receberem os wild cards. O oliveirense (214.º ATP), que em 2017 ultrapassou o qualifying rumo à segunda ronda do quadro principal e no ano seguinte voltou a superar a frase preliminar, vem de uns quartos de final e uma final nos últimos dois Challengers que disputou e mede forças com o sueco Elias Ymer (113.º) na eliminatória inaugural. Já o lourinhanense, que também chegou à segunda ronda na edição de 2017, defronta o australiano Alexei Popyrin (114.º).
O primeiro serviço do Millennium Estoril Open 2019 será feito às 12h deste sábado.
Gastão Elias será o primeiro tenista português a entrar em acção, não antes das 14 horas no Estádio Millennium, seguido do compatriota João Domingues.
Recorde-se que o campeão em título é o melhor português de sempre e vencedor do ano passado, João Sousa, que aguardará até às 15 horas deste sábado para saber o “guião” do quadro final.
Na história dos quatro torneios anteriores – para além de Sousa (2018) – recorde-se também que o francês Richard Gasquet foi o primeiro vencedor (2015), seguindo-se o espanhóis Nicolas Almagro (2016) e Pablo Carreño-Busta (2017).
O campeão deste V ATP Estoril Open terá um prémio de 89.435 euros (além de 250 pontos), com o finalista a receber 47.105 (150 pontos).
Quem ficar pela primeira ronda do quadro final receberá 5.075 euros.