O belga David Goffin (ex-top 10) é o quarto cabeça de série do quadro principal, de acordo com a informação esta quinta-feira veiculada pela organização do Millennium Estoril Open, tenista que ocupa a 22ª posição no ranking ATP, competição que se inicia no sábado e se prolongará até ao dia 5 de Maio.
Após os dois primeiros wild cards terem sido entregues ao número dois nacional Pedro Sousa e ao espanhol campeão da edição de 2017, Pablo Carreño-Busta, a escolha recaiu sobre o belga David Goffin – actual 22º da hierarquia mundial, mas com um currículo que inclui um 7º lugar como melhor ranking, a presença na final do ATP Finals em 2017, quatro títulos individuais e a liderança da selecção do seu país a duas finais da Taça Davis nos últimos quatro anos (em 2015 e 2017).
Segundo a mesma comunicação, Goffin salientou que “estou muito contente por receber um wild card em cima da hora, o que agradeço ao director do torneio e à sua equipa pelo convite. Será uma bela oportunidade que me permite jogar na próxima semana e estou muito entusiasmado por conhecer o novo evento que se realiza no Estoril. O meu treinador falou-me muito bem da zona de Cascais e espero corresponder com um desempenho de alto nível”.
João Zilhão, por seu lado, esclareceu a escolha de David Goffin nos seguintes termos: “Tínhamos vários pedidos em carteira, incluindo jogadores do top 10, mas que estavam dependentes da evolução da condição física de uns e da participação de outros em torneios do circuito que estão a decorrer esta semana, tendo optado pelo Goffin, um tenista de reconhecida qualidade que vem reforçar o nosso lote de cabeças-de-série e a competitividade global do elenco. Para mais, o seu treinador Thomas Johansson, antigo campeão do Open da Austrália, é alguém que nos é próximo e que conhece bem a zona de Cascais, tendo feito muita força para que o seu pupilo competisse no Millennium Estoril Open”.
Quanto aos dois únicos wild cards para a fase de qualificação, foram beneficiaram os portugueses João Domingues (214º ATP) e Gastão Elias (307º ATP), pelo que o nível do qualifying está muito elevado, com o último jogador com acesso directo a ocupar o posto 151.
João Domingues (25 anos) é um dos jogadores mais queridos do público português ou não tivesse estado em destaque nas duas últimas edições do Millennium Estoril Open, ao passar o qualifying em ambas as ocasiões. Em 2017, brilhou a grande altura no quadro principal, ao derrotar Kyle Edmund e forçando depois Kevin Anderson a uma grande luta em três sets. Este ano, já assinou o seu melhor resultado num Grand Slam, ao passar duas rondas do qualifying do Open da Austrália, ficando a uma terceira vitória para aceder ao quadro final. Mais recentemente fez quartos-de-final em Alicante e final em Tunis.
Gastão Elias (28 anos) pertence ao restrito lote de seis tenistas portugueses que já figuraram no top 100 do ténis mundial, tendo atingido o 57.º posto, em 2016. Membro indiscutível da selecção da Taça Davis, é igualmente um dos tenistas mais experientes no panorama do ténis nacional actual, mas também um dos mais fustigados com problemas físicos. O jogador da Lourinhã começou bem o ano, com a presença nas meias-finais do challenger de Orlando, quando nova lesão o afastou dos courts.
Recentemente, começou a dar sinais mais animadores da sua forma, levando a crer que o seu melhor ténis está a ressurgir.
Os bilhetes continuam à venda nos locais habituais, sendo que há vários dias com lotação esgotada!
O sorteio do quadro principal terá lugar às 15h15 deste sábado, no Slice Lounge, com transmissão em directo na TVI24.