No ataque terrorista que ocorreu esta madrugada, contra o centro de treino da União Europeia em Koulikoro, no Mali, nenhum dos militares portugueses ali destacados sofreu qualquer ferimento.
No centro treino da União Europeia em Koulikoro, no Mali, estão em missão quatro militares portugueses (2 do Exército, 1 da Marinha e 1 da Força Aérea), integrados numa missão de Treino da União Europeia para as Forças Armadas do Mali, não tendo sido atingidos durante o ataque desta madrugada. informou o Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA)
No comunicado divulgado pelo EMGFA, é referenciado que deste ataque registou-se até ao momento, quatro baixas de militares exército maliano e um número ainda indeterminado de civis atingidos e que o mesmo envolveu o uso de engenhos explosivos em viaturas além de vários elementos armados que foram repelidos pelas forças rápidas de Espanha e da República Checa.
Forças Armadas Portuguesas identificam esta atividade terrorista, como sendo elementos de grupos associados ao DAESH e à Al-Qaeda do Magrebe Islâmico, que tentam criar um clima de instabilidade no Mali, que atravessa uma a crise humanitária que facilita a atuação destes grupos.