Teve lugar esta segunda-feira, em Dublin (irlanda do Norte) o sorteio dos jogos da final four da Liga das Nações, onde vão estar presentes, para além de Portugal, a Suíça, a Holanda e a Inglaterra.
Para chegar à final, Portugal terá de ultrapassar a Suíça, enquanto a outra meia-final será decidida entre a Holanda e a Inglaterra.
A fase final da Liga das Nações vai decorrer em Guimarães e no Porto entre os dias 5 e 9 de Junho de 2019, de acordo com o calendário que se apresenta a seguir:
05.06.2019| quarta-feira
Portugal-Suíça (Estádio do Dragão, Porto)
06.06.2019| quinta-feira
Holanda-Inglaterra (Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães)
09.06.2019| domingo
Jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares (Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães) e a final (Estádio do Dragão, Porto)
Na reacção ao sorteio, o técnico português destacou – no site da Federação – as qualidades do conjunto helvético: “É uma equipa muito forte. Foi a que mais golos marcou na fase de grupos – 14 – e isso mostra bem o seu poderio ofensivo. Uma das duas derrotas que temos desde que assumi a responsabilidade de ser seleccionador foi com a Suíça. Os dois jogos que fizemos com eles [na fase de qualificação para o Mundial-2018] vão ser estudados pelos treinadores, isso traz vantagens e desvantagens, mas agora as equipas também são diferentes. Vai ser um grande confronto, mas nós jogamos em casa e temos o objectivo de estar na final.”
Para Fernando Santos, as condições dos jogadores no final da época e o apoio dos adeptos serão factores essenciais para a Equipa das Quinas: “É importante perceber o que vai acontecer até lá [final four]. É muito perto das finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa, vamos ver como se apresentam os jogadores. No entanto, Portugal conta com o apoio do público no Estádio do Dragão, estará seguramente muita gente a assistir. Contamos que os portugueses nos ajudem e esperamos que a equipa corresponda”, concluiu.