Melhor não podia acontecer a Portugal do que conquistar uma medalha de ouro no último dia de competições nos Jogos Olímpicos da Juventude, que esta quinta-feira terminam em Buenos Aires (Argentina).
A selecção nacional feminina de Futsal conquistou, esta quarta-feira, a primeira posição ao vencer (4-1) o Japão na final, fazendo subir para cinco o número de medalhas ganhas por atletas e equipas integradas na Missão Portuguesa.
As jovens portuguesas, orientadas por Luís Conceição, somaram por vitórias os seis jogos disputados na competição – Chile, 15-2; República Dominicana, 14-0; Camarões, 6-0; Japão, 2-0; Bolívia, 16-2; Japão, 4-1 -, marcando 57 golos e sofrendo apenas 5, coroando de êxito a estreia do Futsal nos JOJ.
A medalha de ouro ganha pela selecção nacional feminina de Futsal junta-se às de Alexandre Montez (Triatlo), na prova individual (prata) e na estafeta mista (ouro), à da c nacional masculina de Andebol de praia (prata), e à do par misto Madalena Cavilhas-Manuel Candeias (prata), na competição multidisciplinar de Ginástica.
A quarta-feira foi igualmente dia de despedida de Buenos Aires 2018 para Tânia Barros (Karaté), que se classificou na 7.ª posição.
A Missão Portuguesa participa esta quinta-feira na cerimónia de encerramento dos JOJ, sendo antes recebida na residência oficial do embaixador de Portugal na Argentina, João Ribeiro de Almeida.
Uma excelente prenda bem merecida por parte da representação lusa.
Artur Madeira