Ao empatar com a Finlândia (0-0) no último jogo do Torneio Internacional de Yongchuan (China), a formação principal feminina de Portugal obteve um excelente segundo lugar, atrás da China (que venceu), tendo a mais valia ainda de não ser (por enquanto) um equipa do top mundial, como as restantes três participantes (China, Finlândia e Tailândia).
Dos três jogos que realizou, Portugal não perdeu nenhum, tendo vencido as tailandesas (4-1) e empatado com a China e Finlândia (0-0).
Ao site da Federação Portuguesa de Futebol, o seleccionador Francisco Neto destacou que “Apesar de o jogo de hoje ter sido diante de uma Finlândia que está acima de nós no ranking FIFA, pensamos que o empate não foi um resultado justo. É verdade que não entrámos bem no jogo e sentimos algumas dificuldades nos primeiros 20 minutos. A Finlândia criou-nos alguns problemas, pois não conseguimos fechar os espaços que tínhamos determinado, mas a partir dos 20 minutos, com algumas correcções que conseguimos fazer, a nossa equipa foi melhorando e até ao final fomos sempre nós que dominámos e criámos as melhores oportunidades para marcar”.
Neto “considerou ainda que a prestação portuguesa na competição foi muito positiva diante de adversários muito fortes”.
Patrícia Morais foi eleita a melhor guarda-redes do Torneio, enquanto Carolina Mendes, autora de um hat trick diante da Tailândia, foi a melhor marcadora da competição.
Tendo como palco o Complexo Desportivo Chongqing Yongchuan e sob a direcção da equipa de arbitragem chinesa liderada por Mi Siyu, tendo como Assistentes Cui Yongmei e Wang Dexin, a formação das quinas alinhou da seguinte forma:
Patrícia Morais; Carole Costa, Mónica Mendes, Sílvia Rebelo e Cláudia Lima (Fátima Pinto, 81’); Dolores Silva (Cap), Andreia Norton (Tatiana Pinto, 67’) e Vanessa Marques; Ana Borges, Disciplina: cartão amarelo para Vanessa Marques (72’).