Domingo 24 de Novembro de 4841

SIGA em Bruxelas para alertar a União Europeia para o papel que deve desenvolver

Conferência “Apostas Desportivas, Integridade e Media”, organizada pela SIGA (Aliança Mundial para a Integridade do Desporto) e pelo CNIDA Aliança Global para a Integridade do Desporto (SIGA) realizou, em 26 de Setembro findo, em Bruxelas, uma sessão especial sobre “O Papel da União Europeia na Salvaguarda da Integridade do Desporto”, para lançar a abertura do seu novo Gabinete de Representação.

O evento teve boa participação, com muitos líderes atuais e antigos da indústria desportiva, negócios globais e esfera política tomando a palavra para apoiar a SIGA.

Marisa Fernandez-Esteban, Vice-Chefe da Unidade de Desporto da Comissão Europeia, deu as boas-vindas à SIGA e disse aos participantes que a Comissão atribuía grande importância à integridade, salientando que “no ano passado, 16 milhões de pessoas participaram em eventos em toda a Europa como parte do esforço da Comissão Europeia para promover a vida activa durante a Semana do Desporto”, pelo que, acrescentou, “a boa governança é uma pré-condição para fornecer apoio financeiro aos órgãos governamentais desportivos. Conseguir uma boa governança é um processo contínuo e fundamental para o desporto ”.

O ex-ministro do desporto do Reino Unido, Richard Caborn, compartilhou algumas das suas perspectivas sobre como alcançar a integridade desportiva, salientando que “não subestimem o poder da Europa para desenvolver a integridade desportiva. Como ex-ministro do desporto no Reino Unido, entendo como o desporto pode ser usado para fornecer o que outros departamentos não poderiam: educação, saúde e inclusão social ”.

António Silva, antigo director da Direcção-Geral da Educação e Cultura da Comissão Europeia, acolheu calorosamente a abertura do novo Gabinete de Representação. “Recomendo a SIGA pelo trabalho duro nos últimos três anos, tendo criado uma estrutura notável para a integridade desportiva e a Comissão Europeia tem boas intenções – agora é o momento para sinergias e colaboração entre ambos ”.

Emanuel Macedo de Medeiros, CEO da SIGA, referiu que “nos últimos anos, a UE percorreu um longo caminho para colocar mais ênfase no papel do desporto para alcançar seus objetivos políticos, económicos e culturais. O novo Plano de Ação do Desporto 2017-2020 fornece um veículo para avançar ainda mais, e a SIGA está bem posicionada para complementar esse trabalho por meio de seu poder de convocação, liderança ponderada e colaboração construtiva”, concluindo que é um orgulho abrir o novo Gabinete de Representação da SIGA em Bruxelas. Com isso, entregamos o que prometemos e provamos que queremos negociar.”

Representantes seniores da UNESCO, La Liga, Starlizard, ICSS INSIGHT, Quest, Sport & Citizenship, Federação Europeia de Artigos Desportivos e várias organizações membros da Casa do Desporto, bem como a ESSA, Sportradar e vários Estados-membros da UE estiveram entre os outros distintos participantes e apoiantes da iniciativa do SIGA.

© 4841 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.