Como estava programado, a Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta sexta-feira o nome dos 24 jogadores que o seleccionador nacional, Fernando Santos, escolheu para os jogos a realizar com a Croácia (6 de Setembro) e a Itália (10 de Setembro).
O primeiro encontro está marcado para o Estádio do Algarve (19h45), que estará engalanado para receber a Croácia, a mais ou menos surpreendente finalista do mundial deste ano, que provou que não foi por acaso que chegou ao último jogo da competição, partida que serve de preparação para a recepção à Itália (Estádio da Luz, 19h45), em encontrou “a doer” porquanto se trata da estreia portuguesa na nova prova, denominada de Liga das Nações, que vem preencher o espaço que antes era ocupado por jogos de preparação para as competições principais (mundial e europeu).
Sabendo-se antecipadamente que Cristiano Ronaldo ficaria de fora (atraso na preparação e mudança de clube e casa para outro país), surgem algumas novas figuras, como são os casos de Cláudio Ramos, Pedro Mendes, Rúben Dias, Gedson e Bruma.
A lista completa dos convocados é a que se apresenta:
Guarda-redes - Beto (Goztepe), Cláudio Ramos (Tondela) e Rui Patrício (Wolverhampton)
Defesas - Cédric Soares (Southampton), João Cancelo (Juventus), Luis Neto (Zenit), Mário Rui (Nápoles), Pedro Mendes (Montpellier), Pepe (Besiktas), Raphael Guerreiro (Dortmund), e Rúben Dias (Benfica)
Médios - Bruno Fernandes (Sporting), Gedson Fernandes (Benfica), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern), Rúben Neves (Wolverhampton), Sérgio Oliveira (FC Porto) e William Carvalho (Bétis)
Avançados - André Silva (Sevilha), Bernardo Silva (Manchester City), Bruma (Leipzig), Gelson Martins (Atlético Madrid), Gonçalo Guedes (Valência) e Rony Lopes (Mónaco).
A concentração na Cidade do Futebol terá lugar na segunda-feira, onde continuarão os trabalhos na terça e, na quarta, no Estádio Algarve, Fernando Santos fará o lançamento do jogo com os croatas.
Depois do jogo (5ª feira), regresso à Cidade do Futebol para continuação da preparação até sábado, seguindo (domingo) para o Estádio da Luz para o apronto final e lançamento da partida contra a Itália, que terá lugar na segunda-feira (dia 10).
Nesta nova Liga das Nações, os jogos dos grupos da UEFA Nations League serão disputados ao longo de seis jornadas, em forma de “jornadas duplas”, em Setembro, Outubro e Dezembro de 2018. A fase final, para as equipas que vencerem os quatro grupos da Liga A, está agendada para Junho de 2019, onde os vencedores jogarão entre si em encontros a eliminar (meias-finais, jogo de atribuição do terceiro lugar e final), de forma a consagrar o campeão da UEFA Nations League.
Os embates das meias-finais serão decididas por sorteio e o local será decidido pelo Comité Executivo da UEFA em Dezembro de 2018, sendo o anfitrião escolhido de entre os quatro finalistas
A Qualificação Europeia para o UEFA EURO 2020 começará em Março de 2019. Haverá duas rondas de jogos em Março, Junho, Setembro, Outubro e Novembro de 2019. Ao todo, serão constituídos seis grupos de cinco selecções e quatro grupos de seis selecções (dez grupos no total), a disputar ao longo de dez jornadas (tal como acontece actualmente). O vencedor e o segundo classificado de cada um dos dez grupos garantirão o apuramento automático para a fase final do UEFA EURO 2020 (a disputar em Junho de 2020).
As restantes quatro vagas no EURO serão decididas através do “play-off” da Qualificação Europeia, a disputar em Março de 2020 pelos vencedores dos 16 grupos da UEFA Nations League.
Se algum dos vencedores dos grupos tiver garantido o apuramento através da Qualificação Europeia, então a posição no “play-off” será atribuída à selecção com melhor ranking na Liga em questão.
Se numa Liga não restarem selecções ainda não apuradas suficientes, os restantes lugares passarão para selecções de outra Liga, tendo em conta o ranking geral dessa Liga.
Cada Liga terá um caminho próprio nesse “play-off”, com duas meias-finais uma final jogadas a uma só mão. O vencedor de cada um desses caminhos garante uma vaga no UEFA EURO 2020.
Com as regras definidas, há que começar a somar pontos, isto é, ganhar jogos. A começar com a Itália.