O Senegal, por norma o melhor representante do futebol africano, foi afastado dos oitavos de final, concluída que foi, esta quinta-feira, a fase de grupos do Mundial da Rússia.
Ainda que perdendo com a Colômbia (grupo H), a formação senegalesa ficou com os mesmos pontos do Japão (que também perdeu mas frente à Polónia), sendo o desempate feito pela regra do fair play, isto é, pelo número de cartões que cada equipa recebeu durante os três jogos. E aí o Senegal teve mais do que o Japão.
No grupo G, foi apenas cumprido o calendário, dado que a Bélgica e a Inglaterra se encontravam apurados, apenas com a dúvida de quem seria o primeiro e o segundo, tendo-se adiantado os belgas depois de venceram os britânicos (1-0), com um golo de Januzaj, aos 51’, jogo que teve lugar no Kaliningrad Stadion, com 33.973 espectadores a assistir.
No outro encontro, a Tunísia alcançou os primeiros e únicos três pontos ao derrotar o Panamá (2-1), com golos apontados por Meriah (33’), na própria baliza, para os panamianos. Ben Youssef (51’) e Khazri (66’) marcaram para os tunisinos, no encontro jogado no Mordovia Arena,
No último grupo (H), a Polónia venceu (1-0) o Japão, com um golo obtido por Jan Bednarek, partida efectuada no Volvograd Arena ante 42.189 espectadores.
No outro encontro, a Colômbia bateu (1-0) o Senegal no Samara Arena, com um golo marcado por Y. Mina (74’) na presença de 41.970 assistentes.
A festa que se segue vai “aquecer” mais o ambiente e aguardamos com grande expectativa conhecer o resultado do Uruguai-Portugal deste sábado.