Ao derrotarem os respectivos adversários ao fechar a segunda ronda da fase de grupos do mundial de futebol, na Rússia, o Brasil e a Suíça complicaram as “contas” para os dois primeiros lugares, que dão acesso aos oitavos-de-final.
A equipa sensação foi a Suíça, que derrotou (2-1) a Sérvia, que começou por marcar primeiro (Mitrovic, 5’), deixou-se empatar (Granit Shaka, 53’) e viu “fugir” os três pontos no último minuto de jogo, com um golo do suíço Sherdam Shaqiri.
Por seu lado, os brasileiros venceram (2-0) a Costa Rica, embora com imensa dificuldade, com marcados aos 90’ (Philippe Moutinho (91’) e Neymar (97’).
Na classificação deste grupo E, Brasil e Suíça somam 4 pontos, estando a um ponto a formação da Sérvia, que decidirá com o Brasil (dia 27) a primazia no apuramento, se bem que a Suíça, ao vencer a Costa Rica, ficar à frente do Brasil ou mesmo da Sérvia. Jogo “quente” em perspectiva.
Para fechar o grupo D, a Nigéria derrotou (2-0) a Islândia, com dois golos apontados (49’ e 75’) por A. Musa.
A Croácia foi a primeira a ser apurada para a fase seguinte enquanto a Nigéria defrontará a Argentina na última ronda (dia 26), de onde sairá o segundo que seguirá em frente.
Este sábado, concluir-se-á a segunda rodada do grupo F, com os jogos Coreia do Sul-México (16 horas) e Alemanha-Suécia (19 horas), sendo que Suécia e México partem na dianteira porquanto venceram o primeiro jogo.
Bélgica e Tunísia (13 horas) realizarão o primeiro jogo da segunda ronda do grupo G, belgas que já tem uma vitória, tal como a Inglaterra, que só jogará no domingo.
Uma maior vivacidade nestes últimos da fase de grupos, onde ainda há muito por definir.