Terça-feira 24 de Novembro de 0465

Mundial da Rússia em “Road Show” na Praça da Figueira

MundialRussiaFoto2018Lisboa é a nona cidade que a delegação de São Petersburgo visitou para revelarem o estado de prontidão do maior evento deste verão – o Campeonato Mundial de Futebol, na Rússia de 14 de Junho a 15 de Julho

A organização do evento foi dada a conhecer esta terça-feira, com o objectivo de passar em revista alguns pontos que são de maior impacto, com foco nos “fans” de todos os países, com vista a levá-los até às cidades que recebem os jogos e aí promoverem várias actividades, pese embora esta apresentação se referiu apenas à cidade de São Petersburgo, conhecidas como uma das mais belas, rica em arte e história, sendo a capital do norte do país.

O local público onde vai decorrer a primeira acção deste “road show” – que seguirá para outros países europeus até regressarem a Moscovo – terá lugar na Praça da Figueira, esta quinta-feira (feriado), entre as 11 e as 15 horas, pelo que o convite fica feito para que os fans da selecção nacional actuem, criem simpatia e participem em sorteios que darão prémios.

Acção que é aberta a todos os que queiram participar.

No anúncio, feito esta quarta-feira, o Primeiro Secretário e Director de Informação da Embaixada da Rússia, referiu-se as acções que se vão desenvolver para conhecimento do público português, salientando ter “grande orgulho em que a Rússia vai oferecer maravilhosas experiências para quem visite o país, em cidades que são hospitaleiras por natureza”, acrescentando que todo o país já “se encontra em estado de ansiedade pela presença das equipas e de jogadores especiais, pela sua qualidade, como é o caso de Cristiano Ronaldo, que tem muitos fãs e é estimado na Rússia”.

Os presentes no encontro ficaram depois a conhecer as principais características e factos de São Petersburgo, num vídeo comentado por Anna Kozbanova – da Agência Informação Turística da grande metrópole que é São Petersburgo – tendo mostrado imagens de belos edifícios, catedrais, estações de combóio, o novo aeroporto, considerado um dos melhores da actualidade (recebeu dezasseis milhões de passageiros em 2017 – 13,3 em 2016) zonas verdes, o terminal marítimo, o tecido hoteleiro a variedade das actividades culturais e desportivas que se efectuam por ano.

A agência criou também os itinerários turísticos interessantes, incluindo não só visitas aos sítios turísticos clássicos, como o Hermitage, mas também o itinerário gastronómico, excursões, dedicadas aos locais onde se realizarão os jogos de futebol, incluindo os ligados com o Zenit. Também os visitantes podem desfrutar do símbolo da cidade – as pontes levadiças e a beleza das noites brancas.

Da primeira Escola de Ópera no mundo (no século XVIII e em São Petersburgo), passando pelos três milhões de turistas e dos espectáculos das “Noite Brancas” no Festival da Luz e, como não podia deixar de ser o novo estádio que acolhe este mundial e que receberá o grupo onde Portugal se inclui, infra-estrutura que foi palco da Taça das Confederações o ano passado.

São Petersburgo é ainda um dos vinte e cinco melhores destinos citadinos da Europa, o que faz desta cidade como que um “novo mundo” no mar (Báltico), dado que é o terceiro destino mais seguido, depois do Caribe e do Mediterrâneo.

Vantagens para os que vão visitar aquela zona é que os estrangeiros gozarão de uma isenção (por 72 horas) de visto.

Vladimirovich Goryemilin, da Associação dos Fans, deu a conhecer – além de ouras coisas – que estão vendidos dois milhões e meio dos cinco milhões de bilhetes reservados, situação que se verifica pelo preço das viagens, estando, conjuntamente com o governo russo, a implementar uma aplicação para telemóvel que tenha informação disponibilizada sobre tudo o que de melhor a cidade tem para oferecer aos visitantes.

MundialFoto-2018Divulgou ainda o diagrama do metro da cidade, do sistema de transportes, listagem de coisas que as pessoas podem e não levar para os recintos desportivos e ainda que os fans têm que ser portadores de um cartão de identidade (ID), segundo as regras de segurança.

Filipe Khanin, presidente do fundo de desenvolvimento de São Petersburgo recomendou que todos os visitantes tirem fotos (pelo telemóvel) aos documentos de identificação pessoal para não andar com os originais, porque as duas situações mais desagradáveis neste campo são “onde é que estou e onde estão os meus documentos”, com especial referência aos fans, que procuram sempre o divertimento.

Khanin também procura “voluntários” para se criarem grupos para o campeonato de futebol nos pântanos, existindo algumas de vários países, se bem que os fans de Portugal ainda não aderiram. Pode ser que o façam nesta quinta-feira quando abrir o “road show” na Praça da Figueira.

Para não fugir ao que tem vindo a acontecer, por certo que a Rússia saberá organizar este planetário evento a contento de todos e marcar mais pontos na escala das excelentes realizações.

© 0466 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.