Domingo 25 de Novembro de 0919

Quatro portugueses directamente no quadro final

estoril open 2018É um autêntico recorde “nacional” a presença de oito portugueses no quadro final do IV Millennium Estoril Open, que este sábado se inicia no Clube de Ténis do Estoril com a realização dos jogos de qualificação.

A João Sousa (67.º no ranking ATP), o número um português, juntou-se Gastão Elias (111.º), par que viu “chegarem” mais dois – face às habituais desistências e movimentações de última hora – como são os casos de Pedro Sousa(118.º) e Frederico Silva (289.º), escolhidos pela organização para receberem os dois últimos wild cards.

No entanto, registaram-se mais alterações, no âmbito das qualificações, com as entradas de João Domingues (190.º), João Monteiro (263.º), Fred Gil (442.º) tiveram todos entrada directa e vão ter ainda a companhia de Tiago Cação (844.º) e Francisco Cabral (877.º), que por convite vão participar no torneio pela primeira vez.

Das quatro edições de Millennium Estoril Open, a de 2018 fica em segundo lugar no que ao total de participantes portugueses diz respeito. Mas é importante relembrar que a marca só é batida pela de 2015, quando o quadro de qualificação ainda era de 32 jogadores (o que permitiu a participação a 14 atletas, aos quais acresceram ainda os 4 do quadro principal).

Está tudo alinhado para a primeira de nove jornadas na edição de 2018 do Millennium Estoril Open.

A abrir as hostilidades no Estádio Millennium está o oliveirense João Domingues, número 190 da hierarquia mundial, que irá defrontar o italiano Alessandro Giannessi. Apesar da maior experiência do jogador italiano, é de realçar que, na edição anterior, Domingues não só furou a qualificação como chegou aos oitavos-de-final do quadro principal, cedendo apenas numa terceira partida para o gigante Kevin Anderson.

Ainda no Estádio Millennium, João Monteiro irá fazer frente ao sexto favorito do ‘quali’, Stephane Robert, um dos mais veteranos do circuito profissional masculino aos 37 anos. A jornada no principal court do Clube de Ténis do Estoril é concluída com a entrada em court de Simone Bolelli e de Felix Auger-Aliassime, um jovem canadiano que tem sido uma das sensações nesta temporada após conseguir a primeira vitória a nível ATP há poucas semanas, no torneio de Indian Wells.

A representação portuguesa no Court Cascais é transversal aos três encontros a começar com a estreia de Francisco Cabral, número 877 do mundo, em torneios da categoria. Logo a seguir, e bem mais habituado a estas lides, Frederico Gil vai à na luta no acesso à segunda fase da qualificação num duelo diante de Kenny de Schepper, número 177 da hierarquia. O sintrense procura o primeiro acesso ao quadro principal de uma prova ATP pela desde julho de 2012.

Logo a seguir, Tiago Cação, um dos dois portugueses convidados da organização para o quadro de qualificação, defronta Jaume Munar, num encontro entre dois jovens de 20 anos.

Corentin Moutet e Alexander Bublik, respectivamente segundo e terceiro cabeças-de-série, jogarão no Court 3.

 

© 0919 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.