Kim Jong-un tornou-se no primeiro líder norte-coreano a cruzar a linha que divide as duas Coreias.
Naquele que já é considerado, o momento do século, os lideres das duas Coreias, o norte-coreano Kim Jong-un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in reuniram-se na fronteira mútua, encontraram-se na linha do paralelo 38
Depois de darem um aperto de mão por cima da linha que separa as duas Coreias, no paralelo 38, Kim Jong-un e Moon Jae-in seguiram para as instalações da cimeira, no lado sul da fronteira, onde iniciaram conversações.
O encontro começou com um aperto de mão na linha que separa os dois países, com um sorriso aberto tanto do líder norte coreano como o do sul, tendo Moon Jae-in dito que “estou feliz por o ver”, em resposta Kim Jong-un avançou e entrou em território sul-coreano, convidando Moon Jae-in a ir mesmo ali ao lado entrar consigo e pisar solo norte-coreano, estes dois momentos históricos foram feitos sob fortes aplausos de todos ali presentes.
Após o cumprimentos e saudações as delegações que acompanham os lideres, foi oferecido a Kim Jong-un flores pelas mãos de crianças e seguiram-se as honras militares..
Este encontro é aguardado com muita esperança em toda a península coreana, bem como todo o mundo, é isto como um balão de oxigénio para a paz mundial. Nesse sentido, foi feito um apelo, a que forças exteriores não tentem criar obstáculos e deixem ser os responsáveis máximos das duas Coreias a resolver.
Relembre-se que Paralelo 38 é uma linha imaginária que está a 38 graus ao norte da Linha do Equador e separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul.