Com a lista final quer dos que vão entrar no quadro final quer dos que estarão no qualifying praticamente definida, as duas interrogações que se colocam a 48 horas do início do IV Millennium Estoril Open tem a ver com o substituto do australiano Kyrgios e com o resultado do sorteio, que se conhecerá na tarde do próximo sábado.
De resto, a moldura do Clube de Ténis do Estoril está mais vistosa, ficará amistosa em todos os dias da competição (até 6 de Maio), mais harmoniosa com o desenrolar dos vários jogos e mais vitoriosa quando, nos últimos dias, se entreguem os troféus ao singular e ao par que vençam mais uma edição do torneio mais importante que se efectua em Portugal, sob a direcção de João Zilhão e seus pares.
Enquanto se aguardam as últimas novidades, a competição terá início este sábado, com a realização dos jogos do qualifying, para onde estão qualificados os seguintes jogadores:
Cameron Norrie (GBR) 103º
Bjorn Fratangelo (EUA) 108º
Gastão Elias (POR) 111º
Taro Daniel (JAP) 111º
Carlos Berlocq (ARG) 115.º
Pedro Sousa (POR) 118.º
Ernesto Escobedo (EUA) 120.º
Tim Smyczek (EUA) 124.º
Rogério Dutra Silva (BRA) 127.º
Alexander Bublik (CAZ) 145.º
Corentin Moutet (FRA) 147.º
Alessandro Giannessi (ITA) 158.º
Lorenzo Sonego (ITA) 159.º
Simone Bolelli (ITA) 163.º
João Domingues (POR) 190º (Wild car)
Frederico Silva (POR) 289º (Wild car)
Sábado que, como se referiu, também será o dia do sorteio do quadro principal, para onde estão nomeados as figuras top, como:
Kevin Anderson (AFS) – 8.º ATP
Pablo Carreño Busta (ESP) – 11.º ATP
Kyle Edmund (GBR) – 23.º ATP
Gilles Muller (LUX) – 28.º ATP
David Ferrer (ESP) – 33.º ATP
Albert Ramos-Vinolas (ESP) – 40.º ATP
Robin Haase (HOL) – 44.º ATP
Leonardo Mayer (ARG) – 45.º ATP
Benoît Paire (FRA) – 47.º ATP
Daniil Medvedev (RUS) – 48.º ATP
Tennys Sandgren (EUA) – 49.º ATP
Frances Tiafoe (EUA) – 62.º ATP
Stefanos Tsitsipas (GRE) – 63.º ATP
Nicolas Jarry (CHI) – 64.º ATP
João Sousa (POR) – 57.º ATP
Gilles Simon (FRA) – 70.º ATP
Federico Delbonis (ARG) – 76.º ATP
Roberto Carballes Baena (ESP) – 77.º ATP
Nos três anos já cumpridos com a nova roupagem, o francês Richard Gasquet foi o primeiro vencedor (2015), seguindo-se o espanhol Nicolas Almagro (2016) e outro espanhol, Pablo Carreño Busta (2017), dos quais apenas um está presente este: precisamente o que venceu no ano passado.
O que vai proporcionar, novos desenvolvimentos e, quiçá, encontrar-se um noivo campeão para este ano de 2018.
Seja pelo que for, mas sempre pela positiva, o evento já detém um estatuto superior, pela importância e impacte que consensualmente reúne não só em termos nacionais (com maior prioridade) com internacionais, apesar da grelha de prémios poder não ser tão atractiva como noutros locais mas, ainda assim, suficiente para trazer a Portugal um lote de ténis de primeira água.
É por isso que todo o Portugal desportivo espera, entre 28 deste mês e 6 de Maio, salientando.se que os dias 1º, 5 e 6 de Maio já estão esgotados.
Mas estão muito a tempo de adquiri os respectivos bilhetes para os outros dias, afinal onde se vão conhecer todas as decisões a caminho das meias-finais (sábado) e finais (domingo).
Disfrute e rume ao Clube de Ténis do Estoril.