Com uma vitória para cada qual, Portugal e a Suécia terminaram empatados (1-1) a primeira ronda do jogo realizado em Estocolmo, a contar para a segunda ronda do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis.
No primeiro encontro, João Sousa colocou Portugal em vantagem após derrotar Mikael Ymer (355º), num jogo que durou pouco mais de uma hora e em que o melhor português de sempre (70º actualmente) por um duplo 6-4.
Sousa realçou ao site da Federação Portuguesa de Ténis “ter tido calma nas situações difíceis que Mikael Ymer lhe criou”, e admitiu ter realizado “um grande encontro”, no qual teve “a capacidade de permanecer calmo nos momentos mais difíceis”, tendo ainda reconhecido “que estive bem no serviço e a jogar no fundo do court.
No segundo encontro, Gastão Elias (106º) não conseguiu “imitar” Sousa e perdeu ante Elias Ymer (133º) por 7-6 (11) e 6-4 no decorrer de um jogo que durou cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos.
No emocionante tie-break, o tenista português e o sueco tiveram várias oportunidades de set point, mas não conseguiram.
Este sábado (a partir das 12 horas em Lisboa) jogam-se os últimos três encontros (pares e mais dois singulares), apenas se conhecendo os designados mais perto da hora de início de cada encontro.