Sábado 25 de Novembro de 9358

Anunciadas mais estrelas para o Millennium Estoril Open

Alex de Minaur

DR

O Millennium Estoril Open’2018 – na quarta edição – apresentou-se publicamente num palco recheado de encanto, como é a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, onde se ficaram a conhecer mais alguns pormenores a propósito do melhor evento português da actualidade, no Ténis, que decorrerá no Clube de Ténis do Estoril entre 28 de Abril e 6 de Maio próximos.

Em termos técnicos, a notícia lançada pelo director do torneio, João Zilhão, relacionou-se com a atribuição do primeiro “wild card”, dirigido e aceite pelo australiano Alex de Minaur (19 anos) e que é o 130º do ranking ATP, sobre o qual referiu possuir um conjunto de qualidades que o levaram a decidir-se pelo convite.

Zilhão tem ainda mais três “wild card” para atribuir, sendo dois para o quadro principal e um para o “qualifying”, espaço dentro do qual cabem os portugueses Pedro Sousa, Gastão Elias, João Domingues e João Monteiro.

Sobre este tema, o director do torneio salientou que a situação está complicada porquanto tem em carteira mais algumas estrelas do ténis mundial – um que poderá vir do “top ten” – mas havendo outros que estão próximo e tudo dependerá da evolução do seu estado de forma até mais alguns dias.

Como já tinha sido anunciado, João Sousa – o melhor português de sempre, encontra-se no 80º posto no ATP – quererá fazer muito melhor do que no ano passado, o que não conseguiu pela “pressão” de jogar em casa que acabou por pesar na sua prestação global.

De entre o estrelato noticiado há já algum tempo, o australiano Nick Kyrgios é o principal cabeça de cartaz, seguindo-se o australiano Kevin Anderson, que vem pela segunda vez e o espanhol Pablo Carreno-Busta, que venceu em 2017, formam o trio de mais candidato à vitória final, pese embora o inglês Kyle Edmund e o veterano e especialista em terra batida David Ferrer, possam “estragar” a festa a alguém.

Para além do australiano Alex de Minaur, mais dois jogadores no “Next Gen” vão estar presentes, como são os casos do norte-americano Frances Tiafoe e o grego Stefanos Tsitsipas, que são das mais jovens promessas do ténis mundial.

Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, “é um orgulho ter no concelho o único torneio de ténis que integra a elite mundial da modalidade, pelo que é com renovado prazer que os vamos receber as estrelas, com relevo para os portugueses, assistir e aplaudir as suas exibições”.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto, afinou pelo mesmo diapasão de Carreiras e reforçou que “é altamente prestigiante contarmos com este torneio em Portugal, mormente no concelho de Cascais, porquanto o ténis é, cada vez mais, uma modalidade popular, com a possibilidade que os espectadores têm em apoiar grandes figuras do ténis mundial e que, do ponto de vista externo e turístico, tem uma grande importância”.

Zilhão referiu ainda que “estamos muito contentes. É o quarto ano do evento, que não tem parado de crescer e está bem sustentado. É um extraordinário momento de família, de música, e os jovens podem ter um primeiro contacto com o ténis”.

Quanto a estatísticas do torneio do ano passado, foram contabilizados 41.615 espectadores, para um investimento de cerca de três milhões e meio de euros.

Novidade quiçá ainda maior é o facto de ser a TVI a nova parceira do Millennium Estoril Open e que fará a cobertura integral do evento através da TVI e TVI24.

© 9359 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.