O Auditório do Comité Olímpico de Portugal vai ser palco, esta quinta e sexta-feira, de uma conferência subordinada aos temas “Desporto, Jogos Olímpicos e Media”, no âmbito de um projecto de doutoramento baseado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa).
Depois da cerimónia de abertura, Pierre Lanfranchi, do Centro Internacional da História do Desporto e Cultura, abordará (10h30) o tema em título, seguindo-se (12h00) Juan Simón Sanjurjo a dissertar sobre o mesmo tema, acompanhado por Xavier Ramon-Vegas que assentará baterias no Canal Olímpico, mostrando os Jogos na plenitude da idade do digital.
A partir das 14h30, Enrico Landoni falará sobre “O impacto dos Media no Desporto”, juntamente com Tahar Abbou e Michael J. Socolow, a que se seguirá (16h30) uma Mesa Redonda sobre a “importância dos Media nos Jogos Olímpicos”, por António Simões (Jornal A Bola) e Cecília Carmo (ex-jornalista de desporto na RTP e actual directora de comunicação do COP).
Esta quinta-feira terminará com os brasileiros Guiga Soares (jornalista) e Adriana Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) a debater o tema “A experiência dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio’2016”.
Temas que, por certo, vão ajudar os participantes a conhecer algumas facetas (e perceber) do relacionamento entre os três vectores (Desporto, Jogos Olímpicos e Media).