João Sousa é o primeiro e único português que integra a lista dos concorrentes top para o quadro final, no que respeita ao IV Millennium Estoril Open, nomes que foram agora divulgados depois de cumpridas as regras (prazos de inscrição) definidas pela organização.
Após triagem feita pelo ATP World Tour, a 3LOVE colocou no site da competição – que se realiza entre 28 de Abril e 6 de Maio, no Clube de Ténis do Estoril – os novos “deuses” do ténis que abrilhantarão mais esta edição, cuja apresentação pública está marcada para o dia 28 deste mês de Março, às 11h00, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
Entre os dezanove tenistas com classificação para aceder directamente à melhor grelha individual do Millennium Estoril Open encontram-se um jogador do top 10, três do top 20 e seis do top 30; quatro elementos com credenciais de top 10 e uma internacionalização alargada a um recorde de treze países de quatro continentes – com a Espanha (quatro jogadores) a dominar para já o elenco, à frente da Argentina, França e Estados Unidos (dois). O quadro principal de 28 elementos fica completo com quatro tenistas vindos da fase de qualificação, três wild cards e eventualmente dois “special guest”.
Kevin Anderson, finalista na última edição do US Open e recente vencedor do inaugural Open de Nova Iorque, encabeça a lista graças ao oitavo posto que ocupa na hierarquia mundial; seguem-se o campeão em título Pablo Carreño-Busta e o carismático Nick Kyrgios dentro do top 20; Albert Ramos-Viñolas, Kyle Edmund e Gilles Muller elevam para seis o total de jogadores nos 30 primeiros do ranking aquando do fecho das inscrições (um recorde nas quatro edições).
O destaque complementar vai para dois veteranos com credenciais do top 10 (o ex-número três mundial David Ferrer e Gilles Simon) e sobretudo para dois nomes grados da nova geração: o possante norte-americano Frances Tiafoe, que ganhou há duas semanas o título em Delray Beach, e o tecnicista grego Stefanos Tsitsipas, o mais ‘clássico’ de todos os meninos-prodígio que integram a chamada NextGen do ATP World Tour. O histórico número um nacional e melhor português de todos os tempos, João Sousa, faz o pleno ao entrar diretamente no quadro principal pela quarta vez em quatro edições.
Para João Zilhão, director do torneio “a edição deste ano tem por mote ‘A Arte do Ténis’ e só posso dizer que estamos muito contentes com o diversificado naipe de artistas da raqueta que marcará presença nesta quarta edição, tendo acrescentado que “haverá artistas para todos os gostos e com capacidade para pintar as melhores jogadas nos courts do Clube de Ténis do Estoril. Já arrancámos com a nossa campanha destacando quatro – desde o impressionismo do genial Nick Kyrgios ao realismo do detentor do título Pablo Carreño-Busta, passando pelo expressionismo do gigante Kevin Anderson e o simbolismo do ‘nosso’ João Sousa.”
Finalizou afirmando que “mais felizes ainda estamos pelo facto de termos um grande evento sustentável e consolidado com o apoio incondicional do Millennium BCP e da Câmara Municipal de Cascais, a par de uma família de parceiros e patrocinadores de prestígio que voltou a ser alargada este ano”.
A lista dos inscritos, com acesso directo ao quadro final, são:
Kevin Anderson (Africa do Sul) – 8.º ATP
Pablo Carreño Busta (Espanha) – 19.º ATP
Nick Kyrgios (Austrália) – 20.º ATP
Albert Ramos-Vinolas (Espanha) -24.º ATP
Kyle Edmund (G. Bretanha) – 26.º ATP
Gilles Muller (Luxemburgo) – 28.º ATP
David Ferrer (Espanha) – 35.º ATP
Robin Haase (Holanda) – 44.º ATP
Leonardo Mayer (Argentina) – 45.º ATP
Benoît Paire (França) – 47.º ATP
Daniil Medvedev (Rússia) – 52.º ATP
Tennys Sandgren (EUA) – 58.º ATP
Frances Tiafoe (EUA) – 63.º ATP
Nicolas Jarry (China) – 65.º ATP
Federico Delbonis (Argentina) – 67.º ATP
Stefanos Tsitsipas (Grécia) – 70.º ATP
Gilles Simon (França) – 72.º ATP
Roberto Carballes Baena (ESP) – 78.º ATP
João Sousa (Portugal) – 80.º ATP
Alternativos
Nicolas Kicker (Argentina) – 87.º ATP
John Millman (Austrália) – 96.º ATP
Marco Cecchinato (Itália) – 97.º ATP
Malek Jaziri (Tunísia) – 98.º ATP
Mikhail Youzhny (Rússia) – 102.º ATP
Ricardas Berankis (Lituânia) – 103.º ATP
Cameron Norrie (G.Bretanha) – 105.º ATP
Pablo Andujar (Espanha) 105.º * – ATP
Gastão Elias (Portugal) 106.º – ATP
Com tantos e tão bons artistas da bola amarela, por certo que o IV Millennium Estroril Open será outro êxito.