Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Rúben Dias a novidade dos escolhidos por Fernando Santos

FPF-FernandoSantosO jovem Rúben dias foi o “ás” que Fernando Santos colocou no grupo dos 25 jogadores escolhidos para os desafios de preparação frente a Egipto (23 de Março, em Zurique) e Holanda 26 de Março, em Genebra), que é composto da seguinte forma:

Guarda-redes – Anthony Lopes (Lyon), Beto (Goztepe) e Rui Patrício (Sporting)

Defesas – Bruno Alves (Rangers), Cédric Soares (Southampton), Fábio Coentrão (Sporting), João Cancelo (Inter), José Fonte (Dalian Yifang), Raphael Guerreiro (Dortmund), Rolando (Marselha) e Rúben Dias (Benfica)

Médios – Adrien Silva (Leicester), André Gomes (Barcelona), Bruno Fernandes (Sporting), João Mário (West Ham), João Moutinho (Mónaco), Manuel Fernandes (Lokomotiv), Rúben Neves (Wolverhampton) e William Carvalho (Sporting)

Avançados – André Silva (AC Milan), Bernardo Silva (Manchester City), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Gelson Martins (Sporting), Gonçalo Guedes (Valência) e Ricardo Quaresma (Besiktas)

Segundo declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol, “há dois anos, a lista de convocados para o Campeonato da Europa estaria muito mais próxima da convocatória final do que esta. Gostaria de ter chamado mais jogadores, além de que há dois jogadores lesionados que em condições normais farão parte, Pepe e Danilo. Isto sabendo-se que não há indiscutíveis. Diria que está à volta dos 70 por cento daquela que será a lista final. Se juntarmos esta à de Novembro então sim, diria que estamos muito próximos.”

A chamada de Rúben Dias, em estreia absoluta, foi naturalmente focada na conferência de imprensa com Fernando Santos a dizer que “o Rolando também nunca tinha sido chamado por mim”, antes de explicar que “para ir a um Mundial não basta a qualidade e estar-se a jogar, é preciso que a equipa técnica conheça o jogador, veja o seu comportamento e a forma como se adapta às dinâmicas da Selecção e do grupo”.

Sobre André Gomes, que não passa por momento feliz no Barcelona e assumiu isso mesmo numa entrevista, Fernando Santos referiu: “Até Novembro nada tinha percebido de especial. Talvez os jogadores, ao virem à Selecção, mudem o chip rapidamente e estejam como sempre estiveram neste grupo. Agora, depois de sabermos da situação actual, é importante ele vir, até para perceber o estado psicológico dele, sem ser por telefone ou em conversas.”

Em relação ao facto de alguns jogadores serem menos utilizados do que desejariam, o seleccionador desdramatizou, dizendo que “claro que o ideal seria todos jogarem sempre 90 minutos. Mas em contexto de preparação para o Mundial encontraremos, como já provámos ser capazes noutras alturas, forma de colocar ao mesmo nível os que têm menos ritmo e os que têm ritmo a mais.”

Ainda na Cidade do Futebol, Rui Jorge, seleccionador dos sub-21, teve oportunidade de também apresentar os escolhidos para os jogos a realizar frente ao Liechtenstein dia 23 de Março, em Tondela) e à Suíça (dia 27 Março, em Neuchatel), com o objectivo de se aproximar da liderança do Grupo 8..

Rui Jorge lembrou o foco da equipa que é  ”é o mesmo de sempre. Em relação à tabela classificativa, confesso que não olhamos muito para ela. Lutamos sempre pelo mesmo, pela busca dos três pontos, independentemente da nossa classificação, dos resultados anteriores e do adversário”, explicou.

O responsável máximo reafirmou ainda que a selecção sub-21 é um “espaço de afirmação” de jogadores, numa referência à chamada de Rúben Dias aos trabalhos da Selecção Nacional AA: “É evidente que é com muito agrado que vemos isto acontecer. É um sinal de confiança do seleccionador nacional nos jogadores. É por isso que aqui estamos, para termos o nosso pequeno papel na evolução deles”, concluiu.

Lista completa de convocados:

Guarda-Redes: Joel Pereira (Manchester United), André Ferreira (Leixões SC) e João Virgínia (Arsenal FC)

Defesas: Diogo Dalot (FC Porto), Fernando Fonseca (Estoril Praia), Ivanildo Fernandes (Sporting CP), Jorge Fernandes (Tondela), Francisco Ferreira (SL Benfica), Yuri Ribeiro (Rio Ave FC) e Pedro Amaral (SL Benfica).

Médios: Stephen Eustáquio (GD Chaves), Pedro Rodrigues (Estoril-Praia), João Félix (SL Benfica), Xadas (SC Braga), João Carvalho (SL Benfica), Rafael Barbosa (Sporting CP), André Horta (SC Braga) e Pedro Delgado (Sporting CP).

Avançados: Gil Dias (AC Fiorentina), Heriberto Tavares (SL Benfica), Diogo Gonçalves (SL Benfica), Rafael Leão (Sporting CP) e Ronaldo Tavares (Sporting CP).

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.