A Comissão Nacional Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), assinalou no dia 20 de Novembro, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, a data em que, a Assembleia das Nações Unidas, em 1989, aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança e em 1959, aprovou a Declaração dos Direitos da Criança.
Esta sessão comemorativa contou com a presença de representantes da Assembleia da República, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e do Presidente da CNPCJR, Juiz Armando Leandro.
No decurso deste evento, crianças provenientes de diversas instituições apresentaram, sob coordenação da jornalista Fernanda Serrano, os Direitos das Crianças, acompanhados e apadrinhados por várias figuras públicas: João Gil, Sílvia Rizzo, José Figueiras, Maria Teresa Maia Gonzalez, Margarida Rebelo Pinto, Nuno Delgado, Francisco Mendes, Heitor Lourenço, José Manuel (Fingertips).
Na cerimónia lançada a 4ª edição do Concurso Europeu de Cartazes da Comissão, que este ano também tem a temática da comemoração dos 20 anos da Convenção das Nações Unidas para os Direitos da Criança.
“Desenha-me um Direito” é o mote deste concurso coordenado em Portugal pela Oikos em conjunto com a Representação da Comissão Europeia que tem como objectivo.garantir que as crianças e jovens europeus conheçam melhor os seus direitos e que estejam melhor preparados para os defender.