Seis de Setembro de 2018 é o primeiro dia da nova competição europeia, promovida pela UEFA, à qual deram o nome de Liga das Nações e em que Portugal foi integrado na principal série (Liga A) pelo facto de se encontrar no terceiro lugar no ranking europeu, a quem cabe defrontar a Itália e a Polónia.
Segundo o sorteio efectuado esta quarta-feira, a Liga mais importante (A) integra doze equipas – subdivididas por quatro grupos de três – da seguinte forma: Grupo 1 – Alemanha, França e Holanda; Grupo 2 – Bélgica, Suíça e Islândia; Grupo 3 – Portugal, Itália e Polónia; Grupo 4: Espanha, Inglaterra e Croácia.
Nas restantes Ligas, o sorteio correspondeu ao seguinte:
Liga B
Grupo 1: Eslováquia, Ucrânia e República Checa
Grupo 2: Rússia, Suécia e Turquia
Grupo 3: Áustria, Bósnia e Irlanda do Norte
Grupo 4: País de Gales, República da Irlanda e Dinamarca
Liga C
Grupo 1: Escócia, Albânia e Israel
Grupo 2: Hungria, Grécia, Estónia e Finlândia
Grupo 3: Eslovénia, Noruega, Bulgária e Chipre
Grupo 4: Roménia, Sérvia, Montenegro e Lituânia
Liga D
Grupo 1: Geórgia, Letónia, Cazaquistão e Andorra
Grupo 2: Bielorrússia, Luxemburgo, Moldávia e San Marino
Grupo 3: Azerbaijão, Ilhas Faroé, Malta e Kosovo
Grupo 4: Macedónia, Arménia, Liechtenstein e Gibraltar
Como se referiu, o primeiro (ou primeiros jogos de cada grupo) são efectuados em 6 de Setembro deste ano, seguindo-se o programa da forma que se indica:
Ronda 1: 6 a 8 Setembro 2018
Ronda 2: 9 a11 Setembro 2018
Ronda 3: 11 a 13 Outubro 2018
Ronda 4: 14 a 16 Outubro 2018
Ronda 5: 15 a 17 Novembro 2018
Ronda 6: 18 a 20 Novembro 2018
O sorteio da fase final terá lugar nos princípios de Dezembro, decorrendo os jogos entre 5 a 9 de Junho de 2019. Os jogos dos grupos da Liga das Nações serão disputados ao longo de seis jornadas, num esquema de dupla ronda (em casa e fora), tendo lugar em Setembro, Outubro e Dezembro de 2018.
Os vencedores dos quatro grupos da Liga A passam à fase final, enquanto os últimos quatro classificados são relegados para a Liga B. A fase final da prova está agendada para Junho de 2019, onde os apurados jogarão entre si em encontros a eliminar (meias-finais, jogo de atribuição do terceiro lugar e final), de onde sairá o primeiro campeão da prova.
Para além da tradicional fase de qualificação do Campeonato da Europa 2020 – segundo a notícia inserta na página da FPF na Internet – a Liga das Nações também poderá ser uma via de apuramento para essa competição.
No final da nova prova da UEFA irá ser disputado um playoff em cada uma das divisões da Liga das Nações entre os quatro melhores classificados de cada uma delas. Dessa fase saem quatro equipas que irão preencher as restantes quatro vagas para o Euro.
Para Fernando Santos, seleccionador nacional, “foi um sorteio com um grau de dificuldade elevado. Já conhecemos bem a Polónia, depois de os termos defrontado nos quartos-de-final do Campeonato da Europa. É uma equipa que tem jogadores de enorme qualidade e que tem vindo a subir muito. A Itália é talvez o adversário que ninguém desejaria. Ficou fora do Mundial e obviamente vai por tudo o que tem nesta Liga das Nações. Iremos entrar com grande vontade e determinação para tentar vencer os jogos”.
Sobre a nova competição, Fernando Santos salientou que “numa primeira análise, creio que tem coisas positivas. Uma delas é o facto de promover a competição em países que, teoricamente, nunca poderiam chegar a uma fase final de uma prova. Neste momento todas essas equipas têm essa janela de oportunidade. É uma competição que vai eleger um campeão por grupo, terá subidas e descidas de divisão e isso contará muito para o ranking”.
Primeiro está o mundial deste ano e depois do descanso logo se verá.