Portugal – e os outros 31 países apurados para a Rússia como capital mundial do futebol em 2018 – vai conhecer esta sexta-feira as três equipas que se juntarão na primeira fase (de grupos) do maior evento futebolístico de quatro em quatro anos.
O campeonato desenrolar-se-á de 14 de Junho (jogo de abertura) a 15 de Julho (final), encontros a ter lugar no Estádio Luzhniki, em Moscovo, infra-estrutura que foi recentemente remodelada, tendo a capacidade aumentado para 81.000 espectadores.
O outro campo a utilizar na capital russa será o Otkrytiye Arena, do Spartak Moscow, que passa a chamar-se Spartak Stadium durante o torneio.
O encontro para o sorteio terá lugar no Kremlin Conference Palace, um ícone da cultura russa, com a presença de uma larga mão de cheia de estrelas da modalidade, do ontem e do hoje.
“Alinhados” de acordo com o ranking FIFA (Outubro), os quatro potes serão compostos da seguinte forma:
Pote 1: Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polónia e França
Pote 2: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia
Pote 3: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egipto, Senegal e Irão
Pote 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita
Dos notáveis (países que normalmente tem sido finalistas), não constam a Itália e a Holanda (Europa), o Chile (América do Sul) e os Estados Unidos (América do Norte) e os Camarões (África)
Nenhuma equipa da mesma confederação (com excepção da UEFA) será colocada no mesmo grupo. Apenas duas equipas europeias podem entrar num mesmo grupo
Ainda em relação aos jogos, face à diferença horária existente no território russo, o horário da sua realização vai do meio-dia e até às 21 horas
Como é natural, este Mundial também tem uma mascote, que será “Zabivaka”, o lobo, seleccionado de uma escolha de três (à frente de um tigre e um gato) pelo público russo.
AIPS/Artur Madeira