O sismo que ocorreu no dia de ontem no México em terra de magnitude Mw 7,1 causou 248 vítimas reportadas até ao principio desta tarde de quarta feira dia 20 de setembro.
O sismo que teve o epicentro nas coordenadas 18,548ºN de latitude, 98,399ºO de longitude e com uma profundidade de 51 km, foi a uma distancia de 5 km de Raboso no estado de Puebla, México, e a cerca de 130 km sudeste da Cidade de México. Este evento resultou de uma falha normal (fonte USGS).
Nas informações distribuidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e de acordo com o skakemap disponivel em USGS (ver a Fig), o sismo foi sentido com uma intensidade máxima de grau VIII na escala MM (Escala Mercalli Modificada), que corresponde a um nível de vibração severa e correlacionada com danos moderados a graves.
O evento foi muito forte e ocorreu numa área densamente povoada causando 248 vítimas reportadas até este momento, das quais 86 na Cidade do México, 71 em Morelos e 43 no estado de Puebla. Dezenas de edifícios colapsaram, sendo mais de 40 na capital mexicana.
Não foram registadas réplicas significativas.