A 79ª Volta a Portugal Santander Totta terá, como já vem sendo hábito, 11 dias de competição e 1.626,7 km. O Prólogo, no coração da capital, a 4 de Agosto, terá como aliciante a discussão em sistema de contra-relógio em plena zona ribeirinha. A cronometragem rigorosa dos milésimos de segundo servirá para atribuir a primeira liderança após uma inicial distância que não ultrapassa os cinco quilómetros e meio.
Na primeira semana e vividas as primeiras emoções da corrida, será Vila Franca de Xira a receber a caravana para a primeira etapa em linha que vai percorrer oito municípios ribatejanos. Até Setúbal são percorridos 203 km que representam a segunda quilometragem mais extensa deste ano.
O terceiro dia de prova, segunda etapa, vai correr-se entre a “Capital dos Vinhos de Portugal”, Reguengos de Monsaraz e Castelo Branco. É o regresso da Volta a território alentejano para a mais extensa tirada desta edição com 214,7 km. Antevê-se uma forte afluência de público na emblemática e empedrada Avenida Nuno Álvares que estará, como sempre, em festa para assistir a uma emocionante chegada ao sprint.
No dia seguinte, com a saída em Figueira de Castelo Rodrigo, a Volta andará entre a Beira Alta e Trás-os-Montes atravessando o Douro Superior até chegar a Bragança num percurso extremamente sinuoso.
A 8 de agosto, Macedo de Cavaleiros vai servir de cenário para a partida da quarta etapa. Apesar de ser o mais curto em quilómetros, será um dia marcado pela escalada à sempre espectacular Senhora da Graça, em Mondim de Basto, após 152,7 km.
A dois dias do descanso e com a Serra do Barroso como pano de fundo, a vila de Boticas vai dar sinal de partida à quinta etapa que terminará no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
A sexta tirada corre-se na região do Minho com partida em Braga e chegada à “Sala de Visitas” da região minhota como Fafe gosta de se apresentar. Antes da descida para a cidade repete-se o estradão de terra batida do inimitável Salto da Pedra Sentada do rali de Portugal e que tanto deu que falar na Volta do ano passado. Quando cruzarem a linha da meta, os corredores terão cumprido os primeiros 1100 km da Volta 2017.
Na segunda e decisiva semana, cumprida a jornada de repouso, a 11 de agosto, estarão ainda pela frente 526,7 km até à conclusão da 79ª Volta a Portugal Santander Totta, em Viseu.
A vila de Lousada, de regresso ao mapa da prova, será cenário da partida da sétima etapa que levará o pelotão ao Monte Nossa Sr.ª da Assunção, em Santo Tirso.
A antepenúltima etapa será a ligação entre Gondomar e Oliveira de Azeméis terminando a oitava etapa numa longa recta da meta com alguma inclinação.
No penúltimo dia, as atenções vão estar concentradas nos trepadores porque a Serra da Estrela fará parte do percurso.
A nona etapa, que vai começar na Lousã, contabiliza seis contagens de montanha com a subida ao ponto mais alto da Estrela a fazer-se pela vertente de Seia.
Depois do mítico prémio de categoria especial, na Torre, a corrida segue em direcção à Guarda onde termina a Etapa Rainha.
Por fim, na terça-feira, 15 de agosto, em Viseu, o ciclismo associa-se aos grandes festejos de S. Mateus. O pelotão cumprirá a derradeira etapa, um contra-relógio individual com partida e chegada à majestosa Avenida da Europa. São 20,1 km que vão decidir o vencedor da Volta dos 90 anos.
Quadro de equipas presentes
ARMEE DE TERRE FRANÇA
BIKE AID ALEMANHA
CCC SPRANDI POLKOWICE POLÓNIA
CK PRIBRAM FANY GASTRO REPUBLICA CHECA
EFAPEL PORTUGAL
EUSKADI BASQUE COUNTRY – MURIAS ESPANHA
GM EUROPA OVINI ITÁLIA
H&R BLOCK PRO CYCLING TEAM CANADÁ
ISRAEL CYCLING ACADEMY ISRAEL
JLT CONDOR GRÃ-BRETANHA
KUWAIT-CARTUCHO.ES KUWAIT
LA ALUMINIOS METALUSA BLACKJACK PORTUGAL
LOULETANO – HOSPITAL DE LOULÉ PORTUGAL
METEC – TKH CONTINENTAL CYCLINGTEAM P/B MANTEL HOLANDA
RP – BOAVISTA PORTUGAL
SPORTING – TAVIRA PORTUGAL
TEAM DAUNER D&DQ AKKON ALEMANHA
TEAM VORARLBERG AUSTRIA
UNIEURO TREVIGIANI – HEMUS 1896 BULGÁRIA
W52 – FC PORTO PORTUGAL
Os últimos vencedores
2007 Xavier Tondo (Maia)
2008 David Blanco (Tavira)
2009 David Blanco (Tavira)
2010 David Blanco (Palmeiras Resort)
2011 Ricardo Mestre (Tavira-Prio)
2012 David Blanco (Efapel-Glassdrive)
2013 Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa)
2014 Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa)
2015 Gustavo Veloso (W52/Quinta da Lixa)
2016 Rui Vinhas (W52-FC Porto)