A campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal, em futebol, foi esta sexta-feira recebida e homenageada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo Fernando Medina – acompanhado da respectiva vereação – entregue a Bruno de Carvalho uma estatueta de Santo António, padroeiro da cidade.
Sublinhou ainda a “fantástica época das jovens leoas” que conquistaram os principais troféus em disputa, recordando o lema do clube: “esforço, dedicação, devoção e glória”. Para o autarca, o clube está igualmente de parabéns por “acreditar que o futebol feminino podia atrair a adesão dos adeptos”, contribuindo para que “a igualdade de género chegasse também ao desporto” e demonstrar que “pode ser tão empolgante quanto o futebol masculino”.
Recordou ainda que esta equipa conseguiu os feitos de encher sucessivamente as bancadas (com 12 mil pessoas a assistir à final da Taça no estádio e meio milhão pela televisão, sendo o programa mais visto nessa tarde), o edil lisboeta manifestou a sua satisfação por “Lisboa se afirmar este ano como a principal potência desportiva, ganhando tudo o que havia para ganhar”.
Prémio que também foi entregue a todas as jogadoras e quadro técnico presente no Salão Nobre da edilidade lisboeta, cerimónia a que assistiu muita gente, dentro e fora do edifício, situação que é comum efectuar-se sempre que as equipas dos principais clubes de Lisboa conquistam as duas principais taças em disputa no futebol português.
Fernando Medina demonstrou o seu agrado pela “dobradinha” obtida pelo clube de Alvalade, fez a entrega do Santo António a toda a comitiva leonina e deslocou-se à principal janela do edifício da Câmara para aplaudir juntamente com os adeptos presentes no lado exterior.
Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, recém-chegado a Lisboa depois de abrir mais duas academias em países sul-americanos, agradeceu e enalteceu a homenagem, tendo referido que “sou um presidente feliz, pois estas jogadoras representam tudo o que eu almejo para o clube” e “graças ao seu esforço o futuro desta modalidade está assegurado”.
Bruno adiantou ainda que “somos a maior potência desportiva nacional”, dando os inúmeros dos títulos conquistados nas diversas modalidades, e dirigiu um agradecimento especial aos adeptos, que “são o nosso 12.º jogador”.
No final, o presidente leonino ofereceu a Fernando Medina uma camisola do clube autografada pelas jogadoras.