Mundial’2018 – Apuramento
Embora dominasse o jogo desde início, foram precisos 42 minutos para que Portugal abrisse o activo, pelo artista do costume, depois de André Gomes centrar para o lado direito da baliza letã, onde Fonte saltou mais alto que os defesas da equipa da casa e cabeceou ao poste, com a bola a fugir para o poste contrário onde, completamente só e pleno de oportunidade, surgiu Cristiano Ronaldo a fazer a bola entrar na baliza.
Com o estádio de Riga completamente cheio, Portugal voltou a demonstrar porque é o campeão da Europa, tendo marcado o segundo golo ao minuto 62, com novo golo de Ronaldo a dar o seguimento devido a um centro de Quaresma, na direita e perto da linha final, tendo a bola batido no defesa letão, no chão, fez um balão, “enganou” os colegas de equipa e Ronaldo estava do outro lado a encostar a testa à bola e metê-la sem problemas na baliza à sua mercê.
Antes disso e sem qualquer justificação, Ronaldo travou razões com o árbitro, por causa da não amostragem, na sua opinião, de um amarelo a um defesa letão, acto que podia ter ficado caro se o árbitro o expulsasse por ofensas ou discordar da decisão, como se viu muito bem nas imagens.
O golo veio acalmar o terceiro melhor marcador de sempre na Europa (com 72, atrás dos húngaros Puskas (84) entre 1948 e 1956 e Kocsis, que chegou aos 75 entre 1948 e 1956.
E por estatística, refira-se que a nível mundial, o iraniano Ali Daei é o recordista, com 109 golos entre 1993 e 2006, enquanto Cristiano Ronaldo é oitavo (139).
Em relação ao jogo de Riga, o 3-0 foi obtido por André Silva (67’), no seguimento de uma jogada bem urdida, em que Cédric passou para Quaresma para este reenviar para André Silva, que surgiu isolado na cara do guarda-redes a fazer o golo à vontade.
Completada a sexta jornada (Grupo B), a Suiça (que venceu as Ilhas Féroe por 2-0) continua no comando, invicta, com um total de 18 pontos, estando Portugal em segundo, com 15, formações que deverão dirimir as duas primeiras posições.
Hungria (que perdeu com Andorra por 1-0) está na terceira posição (7 pontos), seguindo-se as Ilhas Féroe (5), Andorra (que alcançou a primeira vitória, com 4) e a Letónia (3).
A próxima ronda será jogada no dia 31 de Agosto, com Portugal a receber as Ilhas Féroe, enquanto a Suíça recebe Andorra e a Hungria joga em casa com a Letónia.