Millennium Estoril Open - João Sousa no duplo adeus (singular e par)
Com a presença de quatro portugueses nos oitavos-de-final, não existem dúvidas que foram batidos todos os recordes relativamente a este fenómeno, com o Millennium Estoril Open de 2017 a entrar para a história no que se refere a esta presença maciça de jogadores da “casa”.
O que é sinal de valorização do ténis nacional, porque derrotaram adversários mais qualificados, fazendo jus aos triunfos, porque alcançados no court, pese embora a felicidade de Pedro Sousa, dado que não teve que realizar o terceiro jogo (para desempatar) por desistência do seu adversário após o segundo jogo.
Entre os apurados figuram, três jogadores que estão acima do 220º lugar no ranking ATP, o que é sinónimo de uma evolução que se iniciou há anos e que agora está colher os frutos.
Por exemplo, Frederico Silva está no 434º posto, João Domingues no 259º e Pedro Sousa no 219º que, com o consagrado Gastão Elias (107º) formam o quarteto dos três Mosqueteiros lusos de primeira água.
Antes desta situação, concretizada esta terça-feira, o recorde de portugueses no quadro principal tinha sido fixado em sete jogadores, logo na abertura, o que se traduz num torneio histórico para o ténis português e o circuito mundial.
Esta façanha fica também assinalada como sendo o primeiro torneio da história do circuito ATP a contar com 4 tenistas portugueses apurados para os oitavos de final.
O primeiro a subir ao “altar” dos oitavos foi Gastão Elias que, no primeiro de Maio, afastou o tunisino Malek Jaziri por 6-4, 3-6 e 6-3, num jogo que “ferveu” (até porque o sol esteve bem quente).
O segundo a chegar ao mesmo patamar foi Frederico Silva, que bateu (também na segunda-feira) Denis Istomin (Uzbequistão) por 6-2 e 6-2.
João Domingues (259º) que bateu o britânico Kyle Edmund (42º) pelos parciais de 6-4, 3-6 e 7-6 (2) foi o terceiro, esta terça-feira, dia que terminou da melhor maneira com a grata surpresa de Pedro Sousa (depois de ter perdido por 3-6 e ganho por 6-4) ver o seu adversário, o luxemburguês (28º) Gilles Muller, desistir antes do início do terceiro e último jogador.
Destes quatro triunfos, três significaram estreias a ganhar em quadros principais de torneios ATP World Tour, porquanto até aqui apenas Gastão Elias tinha alcançado esse feito.
Em contraciclo, João Sousa, o melhor jogador português de sempre, sofreu duas derrotas e foi eliminado quer no par (segunda-feira) que no singular, esta terça-feira, ao perder frente ao norte-americano Bjorn Fratangelo por 6-3 e 6-4.
Quanto aos portugueses, esta quarta-feira apenas estarão em campo Gastão Elias e João Domingues (a grande surpresa), o primeiro defrontando nada menos do que o campeão em título, o espanhol Nicolas Almagro e o segundo ante o sul-africano Kevin Anderson, em jogos do tudo ou nada e sendo que a partida entre Domingues e Anderson será nocturna.
Derrotado foi também o par constituído por Felipe Cunha e Silva e Frederico Gil pela dupla formada pelos espanhóis David Marrero e Tommy Robredo por 6-3 e 6-3, bem como o outro representado por Gastão Elias e Frederico Ferreira da Silva, que sucumbiu perante Ariel Behar (Uruguai) e Aliaksandr Bury (Bielorrussia) por 6-3 e 7-6 (6)
Outros resultados desta terça-feira:
Singulares
Nicolas Almargo (Espanha) venceu Benoit Paire (França) por 6-3- e 6-2;
Juan Martin del Potro (Argentina) derrotou o japonês Yuichi Sugita por 6-1 e 6-3;
Ray Harrinson (EUA) ganhou ao espanhol Guillermo Garcia-Lopz por 6-3, 2-6 e 6-2;
Taro Daniel (Japão) afastou o argentino Renzo Olivo por 7-6 (2), 4-6 e 7-5;
Carlos Berlocq (Argentina) limpou o sueco Elias Ymer por 7-5 e 6-4.
Pares
Malek Jaziri (Tunísia) e Gilles Muller (Luxemburgo) afastaram o par holandês formado por Wesley Koolhof e Matwe Middelkoop por 4-6, 6-3 e 11-9.
Para esta quarta-feira, o programa geral de jogos é o seguinte:
Estádio Millennium
13H00 – Pablo Carreno Busta – Tommy Robredo (ambos de Espanha)
Não antes das 14H50 – Gastão Elias – Nicolas Almargo (Espanha)
Não antes das 18H00 – Carlos Berlocq (Argentina) – Richard Gasquet (França)
Não antes das 20H00 – João Domingues – Kevin Anderson (África do Sul)
Court Cascais
14H00 – Marcus Danieli (N.Zelândia)-Marcelo Demoliner (Brasil) versus Purav Raja-Divij Sharan (Índia)
Não antes das 16H30 – Renzo Olivo (Argentina)-Benoit Paire (França) frente a Leander Paes (Ind)-Andre Sa (Brasil).
Não antes das 19H00 – David Marrero e Tommy Robredo (Espanha) – Malek Jaziri (Tunísia) e Gilles Muller (Luxemburgo).