Quinta-feira 25 de Novembro de 2123

Gastão Elias e Frederico Silva com passo em frente

EstorilOpenDay3_H0P6355Millennium Estoril Open – João Sousa eliminado em pares

Gastão Elias e Frederico Ferreira Silva venceram os jogos desta segunda-feira e deram um passo em frente para a continuação até à próxima ronda, tendo entraram do Millennium Estoril Open’2017, que decorre no Clube de Ténis do Estoril até domingo (dia 9).

Com a lotação quase esgotada (havia algumas bolsas sem ninguém), Gastão (primeiro) e Frederico (depois), perante cerca de 3.600 espectadores, assinaram exibições tão positivas que os levam a mais uma ronda deste ATP 250.

Ainda assim, Gastão encontrou dificuldades acrescidas para afastar o tunisino Malek Jasiri, num “combate” que durou duas horas e dezasseis minutos, porquanto entrou sempre a perder no primeiro (chegou ao 0-3) mas conseguiu recuperar a partir daí, tendo chegado ao 3-3, depois ao 4-4 e ao 5-4 arrancando para o 6-4 ao cabo de 41 minutos.

No segundo jogo, perdeu o primeiro set e daí que, até final, nunca esteve em vantagem (0-1, 1-1, 1-2, 1-3, 1-4, 2-4, 2-5, 3-5 e 3-6), tendo Malek empatado a partida 1-1)

No derradeiro jogo, Gastão começou por fazer 1-0, 1-1, 2-1, 3-1, 4-1, 4-2, 5-2, 5-3 e 6-2, tendo sido determinado nesse sentido, apesar de algumas falhas cometidas que foram ”ficando para trás”.

De referir a curiosidade de, em dois serviços feitos por Jaziri terem feito a bola a rolar a uma velocidade de 194 kms hora.

“Apesar do começo, em que entrei um bocadinho nervoso, joguei bastante bem. Fui muito consistente durante todo o encontro”, referiu o actual número 2 (107º), porquanto “baixei muito poucas vezes os níveis de concentração. O único jogo em que joguei um bocadinho pior foi quando perdi o serviço no segundo set mas depois consegui criar oportunidades em todos os jogos.” Muito satisfeito com a exibição, Elias considerou ter feito um jogo “muito positivo” do início ao fim e que mereceu ganhar “porque joguei melhor do que ele nos momentos importantes e fui mais agressivo, o que fez a diferença.”

Gastão Elias contou com o apoio do público de início ao fim e deixou muitos elogios aos portugueses que estiveram nas bancadas. “Foi um ambiente fantástico e no final do último set estava uma atmosfera incrível. Sinceramente desfrutei muito do momento e diverti-me. Foi um dia espectacular de ténis em Portugal.”

Na segunda ronda, Elias terá pela frente ou Almagro ou Paire, dois jogadores que considera “muito complicados de derrotar”. Ainda assim, acredita ter hipóteses de seguir em frente e até “jogar ainda melhor do que hoje, porque a primeira ronda é sempre mais complicada: há mais nervosismo e as condições e o estádio são diferentes”.

Frederico Silva, que fez a sua estreia absoluta a vencer num ATP, não podia ter feito melhor do que vencer em apenas dois jogos (6-2 e 6-2), em pouco mais de uma hora, Denis Istomin (Uzbequistão), o nº 73 ATP deste ano.

O jovem natural das Caldas da Rainha teve casa cheia no Estádio Millennium para, sem pressão, sem hesitações e sem vacilar um único segundo foi o segundo jogador português a qualificar-se para os oitavos-de-final do Millennium Estoril Open, depois daquela que foi a sua primeira vitória num quadro principal do circuito ATP.

A jogar o quadro principal com um convite da organização, o jovem português, número 426 do mundo, venceu 67% dos pontos disputados com o seu primeiro serviço roubou um total de sete jogos de serviço ao número 74 ATP, arrancando uma forte ovação das bancadas ao fim de apenas 70 minutos de encontro.

Frederico Silva juntou-se a Gastão Elias mas no próximo encontro irá defrontar David Ferrer, quarto cabeça-de-série e 32º ATP.

Primeira vitória diante de um jogador do top-100, primeira vitória em quadros principais do circuito ATP, Frederico, depois de um desaire “à primeira” nos dois torneios anteriores (para Muller e Almagro), não deu nesta tarde qualquer hipótese ao adversário, apesar de ter “entrado bastante nervoso nestes jogos, numa primeira ronda. E então num estádio destes estamos ainda um pouco mais. Mas senti-me bem e consegui controlar as emoções dentro do court. Mantive-me focado durante o jogo todo e isso ajudou-me”.

Lesionado durante dois períodos, Frederico conseguiu recuperar mais depressa do que esperava e regressou à actividade na melhor altura”, acrescentando que “senti que tínhamos planeado bem o encontro, com melhor táctica, e fiquei contente por a ter conseguido fazer o, que, sem dúvida, facilitou”.

O próximo duelo será entre dois “wildcards”, já que David Ferrer aceitou um convite de última hora da organização para competir na prova do Clube de Ténis do Estoril. “Gostava que fosse à noite”, admitiu ‘Kiko’, apelando a uma estreia em sessões nocturnas.

O outro português em acção neste 1º de Maio foi João Sousa, formando par com o britânico Kyle Edmund, que foram eliminados à primeira ante a dupla constituída pelos espanhóis Nicolas Almagro e Guillermo Garcia-Lopez.

João e Kyle venceram o primeiro jogo por 7-6 (1) e perderam os dois seguintes por 7-6 (8) e 13-11.

Nos outros encontros efectuados esta segunda-feira, Tommy Robredo (Espanha) venceu o russo Evgeny Donbskoy (6-3 e 6-2) e segue também para a segunda ronda, o mesmo sucedendo ao italiano Salvatore Caruso, depois de derrotar o sul-africano Kevin Anderson por 6-2 e 6-3.

Voltando aos pares, Sam Groth (Austrália) e Robert Lindstedt (Suécia) foram afastados (3-6, 7-5 e 4-10) por Ryan Harrinson (EUA) e Michael Venus (N.Zelândia), enquanto Carlos Berlocq (Argentina) e Sergio Galdos (Perú) derrotaram (6-0 e 7-6 (6) a parelha constituída por Ernesto Escobedo (EUA) e Fabricio Neis (Brasil).

Para esta terça-feira, o programa completo de jogos é o seguinte:

Estádio Millennium

13H00 – Nicolas Almargo (Espanha) – Benoit Paire (França)

Não antes das 14H45 – João Sousa – Bjorn Fratangelo (EUA)

Não antes das 16H00 – Yuichi Sugita (Japão) – Juan Martin Del Potro (Argentina)

Não antes das 17H00 – Paul-Henri Mathieu (Frnaça)-Pedro Sousa

Court Cascais

12H00 – Gastão Elias e Frederico Silva contra A. Behar (Uruguai) e A. Bury (Bielorrussia)

Não antes das 13H00 – Kyle Edmund (G. Bretanha) – João Domingues

Não antes das 15H00 – Ryan Harrinson (EUA) – Guillermo Garcia Lopez (Espanha)

Não antes das 16H00 – Frederico Cunha Silva/Frederico Gil frente aos espanhóis D. Marrero e T. Robredo

Court 3

12H00 – Taro Daniel (Japão) – Renzo Olivo (Argentina)

Não antes das 13H00 – Carlos Berlocq (Argentina) – Elias Ymer (Suécia)

Não antes das 15H00 – M. Jaziri (Tunisia)/G. Muller (Luxemburgo) frente a W. Koolhof e M. Middelkoop (Holanda)

© 2124 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.