O Ténis em Portugal
O ténis começou a surgir em Portugal por volta de 1870, em Carcavelos, mas foi na cidade de Cascais que a modalidade começou a desenvolver-se um pouco mais, num período em que o concelho se transformou na capital do desporto em Portugal.
Os primeiros courts foram construídos precisamente no litoral, sítio onde foram organizados os famosos Campeonatos Internacionais de Portugal, promovidos pelo Sporting Club de Cascais a partir de 1902, no arranque do século XX.
A história tem mais de 100 anos e é, em boa parte, ilustrada pelas raquetes – uma pertencente ao Rei D. Carlos – bolas e posters que fazem parte da colecção de Norberto Santos jornalista do Record, tendo Nicolas Almagro e João Sousa feito uma visita guiada ao espaço onde aprenderam um pouco mais da história do ténis em Portugal, conjuntamente com João Zilhão, director do evento e Carlos Carreiras, presidente do Município de Cascais.
A exposição – intitulada “Ténis em Cascais: Da primeira partida à internacionalização”, continuará em exibição na Casa Sommer que está aberta entre 8 de abril e 31 de maio de 2017, no Arquivo Histórico Municipal de Cascais – Casa Sommer [Avenida da República, n.º 132, Cascais], de 2.ª a 6.ª feira, das 9 às 17h00 e sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h00.