Ao marcar três golos no triunfo frente ao Sporting de Braga, na “Pedreira”, Bas Dost foi o herói leonino que fez “vergar” o grupo bracarense, que continua sem pontuar e a perder mais uma hipótese de aproximar de um Guimarães que está a contar, a três jornadas do fim, com um quarto lugar, o que poderá acontecer na próxima jornada face aos oito pontos de vantagem que leva dos bracarenses.
No jogo principal deste domingo, o Sporting voltou a começar mal, com o Braga a colocar-se em vencedor com um golo de Ricardo Hirta (13’), que soube dar a direcção certa ao esférico ao fazer a recarga da bola vinda do ferro da baliza de Patrício, atirada por Rui Fonte, resultado que se manteve até ao intervalo.
No segundo tempo, chegou o “Dost time” e o empate surgiu (48’) no seguimento da marcação de uma grande penalidade (falta de Goiano sobre Gelson dentro da área), com Dost a fazer o gosto ao pé.
Numa toada equilibrada e com os guarda-redes em atenção alta, foi o Sporting que passou para o comando do marcador quando (75’) Dost respondeu da melhor forma e de cabeça, um cruzamento de Zeegelar.
O Braga respondeu da melhor forma porquanto, quatro minutos depois, Rui Fonte respondeu da melhor forma a um cruzamento de Pedro Santos e bateu Patrício sem apelo nem agravo, fazendo o empate.
Mas Dost demonstrou que não conseguia “dormir” e que tinha que chegar aos três pontos para regressar a casa com o triunfo do Sporting e, se possível, com maisn um golo na bagagem.
Se assim o penso, melhor o cumpriu.
No resultado de uma boa jogada (84’) iniciada por Gelson, sobre a direita, a bola viajou até Schelotto, que vinha de trás e centrou para o miolo da pequena área onde Dost se remeteu a cabeceá-la com calma para a baliza.
Com os três golos obtidos, Dost guindou-se ao segundo lugar dos melhores marcadores na Europa, apenas a dois de Messi (33), realçando-se que Soares (Porto) subiu para os 19 golos, mantendo-se os restantes lugares: Mitroglou (Benfica) e André Silva (Porto) com 15 e Marega (Guimarães) com 12.
Um triunfo difícil dos leões da capital do país, que correm ainda atrás do F. C. do Porto para tentar conquistar o segundo lugar.
Nos outros jogos realizados este domingo Arouca e Moreirense empataram a dois golos, o Feirense bateu o Marítimo por 2-1 e o Paços de Ferreira foi ao Restelo vencer o Belenenses por 2-1.
Na próxima jornada (32ª e antepenúltima jornada), o F. C. do Porto vai ao Marítimo e a viagem pode ser “turbulenta”, enquanto o Benfica terá no Rio Ave um adversário (5º lugar) que pode fazer das suas.
Fazer das suas também quererá o Moreirense protagonizar ao receber o Sporting de Braga, especialmente porque tem de somar pontos para não poder cair na linha de despromoção, da qual está separado apenas por três pontos, zona onde estão Tondela e Nacional.