Ao perder (5-3) ante a congénere do Paraguai, Portugal como que deu um passo atrás no objectivo principal, que é o de renovar o título de campeã mundial, concluída que foi a segunda jornada do Grupo C do Mundial, a decorrer nas Bahamas.
Portugal terminou o primeiro período empatado a um golo e o segundo a 2-2, sofrendo depois um parcial de 3-1.
Na estreia, na sexta-feira, Portugal goleou o Panamá por 7-0, e na terça-feira terá um decisivo jogo com os Emirados Árabes Unidos, que tinham batido o Paraguai, por 3-2, e que hoje enfrentam os panamianos. Os dois primeiros de cada grupo passam aos quartos-de-final.
No grupo A, a Suíça venceu o Equador (9-5) e o Senegal goleou (10-1) as Bahamas. A Suíça e o Senegal já estão apurados para a fase seguinte.
No B, Itália venceu o Irão (5-4) e o México perdeu (4-5) com a Nigéria, estando a Itália já apurada.
No C, Portugal perdeu (5-3) ante o Paraguai e ainda não se sabe o resultado do Panamá-Estados Árabes Unidos. Paraguai, Portugal e Estados Árabes Unidos têm três pontos e só depois dos jogos da terceira e última jornada (terça-feira) é que se conhecerão os apurados.
No D, Taiti venceu (4-3) o Japão, equipas que, com o Brasil, tem três pontos, ficando a decisão final também marcada para terça-feira.