Ao empatar (1-1) na viagem a Braga, o F. C. Porto perdeu uma grande oportunidade (quiçá a última) de manter “pressão alta” sobre o Benfica que, face a este resultado, aumentou a vantagem para três pontos sobre os portistas.
Sofrendo o golo bracarense nos primeiros minutos do jogo, os portistas retraíram-se um pouco e levaram bastante tempo a regressar à mó de cima, fazendo o empate a meio do segundo tempo com um golo de Soares que, desta forma, ficou a 10 golos (28-18) do líder dos melhores portugueses, o sportinguistas Bas Dost que, por seu lado, se viu relegado para o segundo lugar em termos europeus, já que Messi fez mais uma ultrapassagem.
A segunda parte da 29ª ronda (que se conclui segunda-feira com o Nacional-Moreirense, de grande importância na descida à divisão secundária) ficou ainda assinalada pela subida do Guimarães ao 4º lugar, por troca com o Sporting de Braga, depois de ter ido a Chaves vencer por 3-2.
Benfica soma agora 71 pontos contra 68 do F. C. Porto e 63 do Sporting. O Guimarães tem 53 e o Braga 51, estando a seguir o Marítimo (41).
Nacional e Tondela mantém as duas últimas posições, com 20 pontos, sendo de assinalar o triunfo (2-1) dos tondelenses ante o Rio Ave, o voltou a colocar o Tondela na rota de poder não descer.
Na 30ª jornada, que começa no dia 21 (sexta-feira) com o Rio Ave-Arouca, o grande jogo é o Sporting-Benfica, em Alvalade (sábado, 20h30), onde todas as emoções voltam a estar ao rubro.