Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Portugal-Alemanha na Taça Davis

tenis_tacadavis_cif

DR / Arq. FPT

Depois de ter triunfado (4-1) ante a Ucrânia, numa jornada que causou algum “nervoso” a determinada altura no passado fim-de-semana, a selecção portuguesa entrou no “play-off” de promoção ao Grupo Mundial da Taça Davis e já sabe com quem vai jogar.

O sorteio foi feito esta terça-feira em Londres e o resultado ditou a Alemanha como adversário para 15 a 17 de Setembro próximo, alemães que se apresentavam como quintos cabeça de série, depois do alinhamento feito em face dos resultados verificados na primeira fase, em Fevereiro.

Nessa altura, a Alemanha – apresentando uma equipa formada por Alexander Zverev (atual 20.º mundial), Philipp Kohlschreiber (32.º), Mischa Zverev (33.º) e Jan-Lennard Struff (59.º) – foi largamente (4-1) batida pela Bélgica, no seu próprio país.

Depois de Portugal ter afastado os ucranianos, o presidente da Federação Portuguesa de Ténis, Vasco Costa, referiu que os jogos deveriam ser realizados em terra batida, ficando-se na expectativa se manterá esta opinião e, ao m esmo tempo, qual o local mais apropriado, já que a formação lusa jogará em casa.

Como tem sido recordado, será a segunda vez que Portugal vai disputar a ronda de acesso ao grupo mundial, depois de, em 1994, ter deitado por terra os objectivos de João Cunha e Silva, Nuno Marques, Emanuel Couto e Bernardo Mota, capitaneados por José Vilela, no Lawn Tennis Club Foz, no Porto. Croácia que, nessa altura, apresentou uma figura ímpar do ténis mundial, como foi o caso de Ivan Ivanisevic.

Sobre o sorteio, o presidente da Federação salientou que “estou satisfeito por Portugal jogar em casa, que era o nosso grande desejo, dada a importância que isso terá no desenrolar dos jogos ante o público português, que assistirá a um encontro de excelente qualidade”.

No que se refere à Alemanha, Vasco Costa referiu que “todos os adversários eram difíceis e a Alemanha salienta-se pela sua homogeneidade, porquanto é formada por jogadores muito duros, que classifico como uma selecção com várias soluções”.

Acrescentou ainda o presidente federativo que “a formação portuguesa tudo fará para ganhar a eliminatória, como sempre”.

Recorde-se ainda que esta será a segunda vez que portugueses e alemães se encontrarão, tendo a estreia acontecido em 1927, em Portugal, com os forasteiros a vencer por num expressivo 5-0.

O sorteio para este “play-off” ditou ainda os seguintes emparelhamentos: Japão – Brasil, Hungria – Rússia, Canadá – Índia, Suíça – Bielorrússia, Holanda – República Checa, Cazaquistão – Argentina e Colômbia – Croácia.

Por outro lado, com o triunfo sobre a Ucrânia, Portugal subiu para a 21.ª posição (subindo do 30º lugar onde estava) no “ranking” da Taça Davis, actualizado após as rondas do fim-de-semana, com a Alemanha a surgir no 13º lugar, lista que é comandada pela Argentina.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.