Decorreu a 24 de março, na Expotorres, Pavilhão Multiusos – Community Factory, em Torres Vedras, no âmbito do GreenFest’2017, a atribuição do 1º Prémio Nacional Eco-Freguesias XXI – Galardão 2017.
No dia 24 de março de 2017, teve lugar em Torres Vedras, a Sessão de Divulgação dos Resultados do Concurso Nacional Eco-Freguesias XXI, que premiou 39 freguesias com a bandeira verde Eco-Freguesias XXI 2017.
Numa cerimónia com a presença de muitos autarcas, presidentes de Municípios e de Freguesias, contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
O município Guimarães, destacou-se como o que teve mais freguesias a participarem nesta primeira edição do Concurso Nacional Eco-Freguesias XXI 2017 (5 freguesias), tendo obtido 100% de freguesias premiadas com a bandeira Eco-Freguesias XXI.
Essa mesma taxa de 100 % de sucesso, ocorreu também na Margem Sul, mas neste caso foi pela presença da única Freguesia candidata de todo o Distrito de Setúbal, a União das Freguesias de Laranjeiro e Feijó, do Concelho de Almada, que foi galardoada com a bandeira verde Eco-Freguesias XXI 2017 .
O Projeto Eco-Freguesias XXI vai continuar. Ainda em 2017, as Juntas de Freguesia interessadas poderão inscrever-se para integrar o próximo ciclo de Eco-Freguesias XXI que culminará com a atribuição de novo galardão em 2019.
São diversos os benefícios para as freguesias inscritas, destacando-se a possibilidade de participação num conjunto de projetos diversificados, dos quais de destacam na área da energia, uma ação de formação gratuita sobre “Eficiência Energética em Espaços Públicos” e acesso a plataforma online para gestão dos consumos energéticos, promovido em parceria com a RNAE ao qual poderão já aderir, pelo que se questiona o número reduzido de freguesias a participar nesta edição.
Mas tendo atenção que, este projecto desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o apoio da APA, entre outras entidades, inspirado no Programa ECOXXI, visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de sustentabilidade local nas vertentes sócio-económica e ambiental, bem como contribuir para a sensibilização, educação e mudança da gestão autárquica e evidenciar a importância e oportunidades associadas a uma gestão territorial participada e responsável das comunidades, compreende-se assim as dúvidas sobre a participação ou não por parte das Freguesias portuguesas.
A maioria das Eco-Freguesias (52%), localizam-se em municípios ECOXXI (premiados em 2016).
Alfândega da Fé, Caminha, Cascais, Funchal, Fundão, Guimarães, Horta, Leiria, Loures, Manteigas, Mealhada, Oliveira do Hospital, Pombal, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santo Tirso, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia foram os municípios ECOXXI que tiveram freguesias candidatas a este prémio nacional.