O Conselho Nacional dos Profissionais e Professores de Educação Física (CNAPEF), a Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e o Comité Olímpico de Portugal (COP) promovem, esta sexta-feira, uma jornada de reflexão sobre o tema em apreço.
Numa altura em que, em termos governamentais, já se iniciou uma intervenção no que ao desporto diz respeito – criação, em algumas escolas, de condições para que os atletas de rendimento possam conciliar os estudos com o treino – dir-se-á que esta reflexão está no tempo próprio para que, de alguma forma, se possam evidenciar algumas áreas em que se possa intervir ainda mais e melhor.
O evento tem como palco o Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, no dia 17 (sexta-feira), entre as 09.30 e as 18.00 horas, e abordará as “Perspectivas Futuras do Desporto Escolar”.
Assumindo as suas responsabilidades na criação de condições de desenvolvimento da formação e prática desportiva dos nossos jovens, estas três entidades vão promover um debate em torno das perspectivas de desenvolvimento futuro do Desporto Escolar, com o objectivo central de contribuir para fortalecimento de um projecto considerado central para o desenvolvimento da formação desportiva no nosso país.
O principal objectivo de dinamizar um debate que permita chegar a uma plataforma de consenso em torno de diferentes temáticas relacionadas directamente com o Desporto Escolar.
São eleitos como tópicos de referência para este debate a “valorização social do Desporto Escolar”, as “condições de desenvolvimento do Desporto Escolar e a relação do Desporto Escolar com o Desporto Federado.
É inequívoco o papel do Desporto Escolar para a promoção de estilos de vida saudáveis e para o desenvolvimento e aprofundamento das suas capacidades e competências numa determinada modalidade, de forma facultativa e vocacional. Como actividade de complemento curricular com um enorme valor educativo, tem na escola o seu melhor espaço de desenvolvimento.
A afirmação da ideia de “Educação Física para todos os alunos, Desporto Escolar em todas as escolas” é um objectivo que devemos continuar a perseguir.
O desenvolvimento do Desporto Escolar não se pode basear no desconhecimento e na limitação das possibilidades de trabalho da escola actual e das suas dinâmicas.
A relação do Desporto Escolar com o sistema federado também é um ponto-chave para o desenvolvimento desportivo do país, uma vez que a cooperação entre estes dois sistemas deve estar no centro das preocupações numa perspectiva de complementaridade.