Domingo 23 de Novembro de 0036

Apresentação do “Sines Tall Ships Festival’2017

Vela-27-2-17Depois de ter passado por Lisboa (2016) com 51 Veleiros e receber a visita de mais de 650.000 espectadores, a frota de Tall Ships regressa este ano a águas lusas, mais propriamente à cidade e ao porto de Sines.

O “Sines Tall Ships Festival” está inserido na “Rendez-vous 2017 Tall Ships Regatta” (RDV 2017), uma regata de grandes veleiros que passa por sete países e cruza o Oceano Atlântico duas vezes.

A primeira “perna” da regata liga Greenwich a Sines. A frota fica atracada em águas portuguesas de 28 de Abril a 1 de Maio. Os quatro dias são recheados de actividades, visitas às embarcações, desfiles dos tripulantes, concertos, fogo-de-artifício e muitas outras iniciativas. A entrada no recinto é gratuita.

Além dos 4 dias do evento, todos os interessados (dos 15 aos 115) têm a oportunidade única de embarcar num Tall Ship. Independentemente da experiência a bordo, basta ter espírito de aventura, amor por viagens e muita diversão.

Um dos maiores e mais apelativos Veleiros a atracar no Porto de Sines é o italiano “STS Amerigo Vespucci”. Construído em 1931 e com mais de 100 metros de comprimento, este gigante dos mares pertence à Marinha Italiana. O seu mastro principal tem 54 metros de altura, a contar a partir do nível da água. O “Amerigo Vespucci” conta com uma tripulação permanente de 270 elementos, podendo ainda embarcar até 150 cadetes.

O evento foi apresentado no Auditório do Edifício Sede da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Turismo do Alentejo – ERT, Dr. Ceia da Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Sines, Dr. Nuno Mascarenhas, do Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, Eng.º José Luís Cacho e do Diretor da APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, Comandante José Inácio Júnior, tendo a apresentação dos pormenores do evento estado a cargo do Comandante Carlos Oliveira, da APORVELA.

Sines, cidade atlântica desde sempre ligada aos caminhos do mar, vai receber a regata de grandes de veleiros comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá, que larga do Reino Unido e passará por Sines (Portugal), Las Palmas, Bermuda e Estados Unidos, até chegar ao país “aniversariante”.

Do Canadá, a frota cruzará ainda o Atlântico até ao destino final Le Havre (França). A RDV 2017 Tall Ships Regatta em Sines será um festival em terra e no mar, com a presença de veleiros de todo o mundo. Vão ser quatro dias de actividades, de 28 de Abril a 1 de maio, com visitas às embarcações, desfiles dos tripulantes, concertos, fogo de artifício e muitas outras iniciativas num recinto de entrada livre.

O Sines Tall Ships Festival é um evento co-organizado pela Turismo do Alentejo – ERT, Câmara Municipal de Sines e Administração dos Portos de Sines e do Algarve, em parceria com a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela.

Co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), no montante de Investimento de 502.945, 49 euros, e montante de Apoio de 390.788,65 euros, o evento insere-se no projecto Alentejo Eventos XX – Promoção e Marketing que visa afirmar a Região Alentejo como Destino Turístico diferenciado e inovador, através da promoção integrada e articulada de um calendário de eventos culturais com potencial de atracção regional, nacional e internacional de visitantes.

© 0036 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.