Previsão Especial para a passagem de ano para o Continente, emitida pelo Instiuto Português do Mar e da Atmosfera indica que chuva, só se for de fogo de artificio.
Até dia 1 de Janeiro de 2017, o estado do tempo em Portugal continental vai continuar a ser condicionado por um anticiclone localizado na Europa Central, o céu vai esta pouco nublado ou limpo e o vento vai soprará fraco a moderado do quadrante leste, sendo temporariamente forte nas terras altas do Centro e Sul.
A previsão aponta para a ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal, em especial nas regiões do interior.
As temperaturas não terão variações significativas, sendo que a temperatura máxima deverá variar entre 15 e 18ºC no litoral Norte e Centro e na região Sul, sendo inferior no interior Norte e Centro onde não deverá ultrapassar 14ºC.
No que diz respeito à temperatura mínima, o IPMA prevê que irá variar aproximadamente entre 4 e 8ºC, sendo inferior a 4ºC no interior das regiões Norte e Centro, onde poderá em alguns locais chegar a -4ºC. Haverá condições para a formação de geada.
No início do ano de 2017, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal o céu tornar-se-á em geral muito nublado, e prevê-se ocorrência de precipitação a partir da tarde de dia 1 e em especial no dia 2, havendo possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.