O ecologista liberal Alexander Van der Bellen venceu hoje o candidato de extrema-direita Norbert Hofer nas presidenciais austríacas, foi segundo Van der Bellen uma vitoria da “Áustria pró-europeia” .
Van der Bellen, 72 anos, vence com mais de 53% dos votos contra os 46% do seu adversário, Hofer do Partido da Liberdade (FPÖ), de 45 anos. Sendo ainda projeções, o partido e o candidato da extrema direita, já reconheceram a derrota nestas eleições.
O novo presidente austríaco foi reitor da Faculdade de Economia de Viena e antigo dirigente do Partido Os Verdes, ao longo da campanha eleitoral fez um discurso unificador para ser como um “dique” ao candidato da extrema-direita.
Esta repetição da segunda volta das eleições surge após um protesto do candidato de extrema-direita, pois em maio, por uma curta margem que suscitou uma nova votação, hoje realizada.
Alexander Van der Bellen começou na política nos anos 80, primeiro ao lado dos sociais-democratas, e durante a sua passagem pelos Verdes o partido tornou-se a quarta força do país, atrás do FPÖ. Nos últimos anos tinha-se retirado.
Com 72 anos, Van der Bellen será o segundo mais velho presidente da Áustria, algo que causou algumas duvidas sobre a qualidade da sua saúde para exercer o cargo.