O Real Palácio Hotel, em Lisboa, vai ser o palco da Gala comemorativa do 37º Aniversário do Panathlon Clube de Lisboa, que esta segunda-feira se efectua a partir das 20h30.
Nesta Gala, o Panathlon Clube de Lisboa vai galardoar personalidades que, ao longo de 2016, se distinguiram no âmbito definido estatutariamente, tendo como finalidade a afirmação do ideal desportivo e dos seus valores morais e culturais, enquanto instrumento de formação e de educação da pessoa humana, contribuindo para difundir o conceito de desporto inspirado na ética da responsabilidade e no espírito de solidariedade e de fair play.
As distinções a atribuir são o Prémio “Panathlon Clube de Lisboa” e o Prémio “Fair Play”.
O primeiro, é outorgado a indivíduos, grupos ou colectividades que, pela carreira dedicada à causa desportiva e ou pelo seu comportamento exemplar, respeito pela ética desportiva e fair play ou outros atributos julgados relevantes, tenham contribuído de forma elevada para a dignificação do desporto.
O segundo, destina-se a reconhecer o comportamento dos desportistas individuais ou das organizações que revelem absoluto respeito pelas regaras do fair play / espírito desportivo, cujos nomes serão anunciados no evento.
O programa inicia-se pelas 20h30, com a saudação do Presidente do Panathlon Clube de Lisboa, Manuel Brito, seguindo-se o jantar, estando a cerimónia de entrega dos prémios prevista para as 22h15.
Pelas 22h30, o Juiz Conselheiro Armando Leandro abordará o tema “Desporto como factor de promoção dos direitos das crianças e dos jovens”, matéria que se pode considerar como antecâmara de um Seminário que o Panathlon Clube de Lisboa organizará no dia 7 de Janeiro próximo, no Comité Olímpico de Portugal, onde o tema em análise será a “Carta dos Deveres dos Pais no Desporto – Garantia para a educação das crianças”.
Armando Leandro desempenhou, entre outras, funções como Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens; Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Jubilado; Presidente da Comissão de Protecção de Testemunhas em Processo Penal; Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Portuguesa Contra a Sida; Presidente da Assembleia-Geral da Associação «Recomeçar» — reinserção de toxicodependentes, sendo ainda o Presidente da Direcção da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família – CrescerSer.