O Estádio Algarve (Faro) é o palco escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol para o quarto jogo da fase de apuramento para o Mundial’2018, recebendo a congénere da Letónia no dia 13 deste mês.
À partida para mais esta ronda, a turma das quinas está na segunda posição (6 pontos), menos três do que a Suíça (9), precisamente a formação que derrotou os lusitanos. Hungria e Ilhas Faroé estão em 3º e 4º, ambas com 4 pontos, seguindo-se a Letónia (3) e Andorra (0).
Mas em termos de golos Portugal domina com grande avanço, uma vez que marcou 12 e sofreu apenas 2 (Suíça), tendo ganho por duas vezes por 6-0, respectivamente a Andorra e Ilhas Faroé.
Com este pano de fundo bem favorável, é crível que os letões possam levar uma “cabazada”, mas equipas de Leste tem, por norma, um perfil físico que os fazem suportar tudo e todos. Um tema para desenvolver … no final do jogo
Fernando Santos escolheu os 24, de entre os quais se nota as ausências de João Moutinho (lesionado) e Pepe (castigado e também lesionado), tendo sido chamados, em relação à última convocatória (Outubro), Pizzi e Nélson Semedo.
Aqui ficam os escolhidos pelo seleccionador nacional, que está nos dez candidatos ao prémio de melhor treinador do ano promovido pela FIFA:
Guarda-redes: Anthony Lopes (Olympique Lyonnais), Marafona (Braga) e Rui Patrício (Sporting);
Defesas: Bruno Alves (Cagliari Calcio), Antunes (Dynamo Kyiv), João Cancelo (Valencia), José Fonte (Southampton), Luís Neto (Zenit), Nélson Semedo (Benfica) e Raphael Guerreiro (Borussia de Dortmund);
Médios: André Gomes (Barcelona), Adrien Silva (Sporting), Bernardo Silva (Mónaco), Danilo Pereira (Porto), João Mário (Inter de Milão), Renato Sanches (Bayern de Munique) e William Carvalho (Sporting)
Avançados: André Silva (Porto), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (Lille Olympique), Gelson Martins (Sporting), Pizzi (Benfica), Nani (Valencia CF) e Ricardo Quaresma (Besiktas).
A partir de 2ª feira estes jogadores darão início à preparação do jogo.