Concluída a oitava ronda da “premier league” portuguesa, o Benfica já começou a comandar o comboio que se destina ao título de campeão nacional, seguindo na carruagem da frente – onde se encontra o comando do apito – neste momento apenas um mero facto.
Penso não estar errado, mas há muito que não se via uma jornada com cinco empates a um golo, dois triunfos fora e outros tantos em casa, que deu, ainda assim, o razoável número de 18 golos.
O resultado maios expressivo foi alcançado pelo F. C. Porto (3-0 ao Arouca), no que parece ser a recuperação portista depois de uns primeiros jogos menos positivos, salientando-se as vitórias de Guimarães (no Estoril) e do Benfica (em Belém), quiçá alicerçado em Santa Maria de Belém para se isolar ainda mais, pelo menos do Sporting (a cinco pontos).
O outro triunfo foi alcançado pelo Braga, no seu reduto, ante um “combatente” arguto mas incapaz para “arrefecer” os bracarenses, que ganharam por 1-0.
Os “empatas” (todos a 1-1), foram Paços Ferreira-Nacional, Marítimo-Boavista, Feirense-Setúbal, Sporting-Tondela (o “escândalo) e o Moreirense-Rio Ave.
Com os resultados registados, o Benfica passou a somar 22 pontos, mais dois que o F. C. Porro e cinco sobre o Sporting, enquanto o Braga também se colou aos leões, os dois com 17 pontos.
O Guimarães subiu ao quinto lugar (14), enquanto o Chaves passou para 6º (12) e o Rio Ave manteve o 7º (11), Marítimo e Feirense (10) ultrapassaram o Belenenses (9), que se juntou a Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Boavista. No 14º estão Estoril e Nacional (7), seguindo-se o Tondela (6), que deixou nos dois últimos lugares o Arouca (a equipa sensação da época passada, que entrou na Liga Europa) e o Moreirense, ambos com 5 pontos.
A nona ronda começa esta sexta-feira (19 horas) com o Benfica-Paços de Ferreira e o Nacional-Sporting (21 horas), jogos antecipados porque na terça-feira haverá a Liga dos Campeões).
No sábado, jogam Tondela-Moreirense (16H), Setúbal-F.C.Porto (18h15) e o Boavista-Estoril (20h30).
No domingo, abertura com o Arouca-Marítimo (16h), seguindo-se o Rio Ave-Guimarães (18h) e o Braga-Belenenses (20h15), encerrando-se a jornada na segunda-feira com o Chaves-Feirense.
Mais motivos para poderem acontecer algumas surpresas, mas que se verifiquem dentro das regras do fair play e da ética desportiva.