Ao não receber nenhum veto, na votação desta tarde no Conselho de Segurança das Nações Unidas, António Guterres ficou com meio caminho andado, para amanhã ser anunciado como o próximo secretário-geral da organização das Nações Unidas.
O Conselho de Segurança, anunciou que o candidato António Guterres foi o “vencedor claro” e que avançava já na quinta-feira para a aprovação de uma resolução que propõe o nome de Guterres para aprovação pela Assembleia Geral.
Depois de nas anteriores cinco votações, ter sido o mais apoiado, onde os votos dos 15 membros eram eram de algum mofo identificados, esta tarde os votos dos membros permanentes (China, Rússia, França, Reino Unido e Estados Unidos) foram destacados pela primeira vez, ficando visível assim que nenhum vetou o candidato português ao maior cargo da ONU.
Entretanto via rede social Twiter , a mais recente e principal adversária de António Guterres ao cargo de secretário-geral da ONU, a búlgara Kristalina Georgieva, felicitou a sua indicação pelo Conselho de Segurança “Congratulations to António Guterres – the next sec geral! Best of luck in pursuing an ambitious agenda for the UN.” – “Parabéns a António Guterres – o futuro secretário-geral! Boa sorte em continuar uma agenda ambiciosa para a ONU”, escreveu Kristalina Georgieva.
Veja aqui o anuncio dos resultados desta tarde de 5 outubro.Anuncio da Votação do Conselho de Segurança