Alexandre Botelho, mais conhecido por Alex na gíria surfista, arrecadou três dos cinco prémios que estavam em disputa na 2ª Temporada do projecto “EDP Mar sem fim”, que esta terça-feira chegou ao fim com a entrega dos prémios definidos.
Ao longo da temporada de 2015/2016, por vários locais e em situações diferentes, um número apreciável de surfistas nacionais e estrangeiros “voaram” em condições de tempo diversificadas nas ondas da Nazaré, Peniche, Açores, Hawai e outras.
Nos termos do regulamento deste projecto, foram apresentadas candidaturas de 50 ondas, das quais 35 foram finalistas e que ditaram os vencedores que receberam os respectivos prémios na nova sede da EDP.
Por curiosidade, Alex começou por receber o prémio do “azar”, porquanto respeitou à “tentativa de falhar a onda” o que quer dizer que não fez a onda, como devia. Foi considerado o “Mar Sem Fim Maior Wipeout da Temporada” (no Hawai) e, por isso, ganhou quinhentos euros.
Foi “subindo” de categoria e venceu a “G-Shock Maior Onda Remada”, na Nazaré, tendo guardado mil euros e um relógio do patrocinador deste prémio.
Por último, foi o campeão dos campeões e recebeu 1.250 euros por ter feito a “EDP Onda da Temporada”, na Nazaré.
Os outros prémios focam alcançados por João Guedes (GoPro Melhor Tubo), na Cave, que correspondeu a mil euros e João de Macedo, pela “VisitAzores Maior Onda (Tow-in)”, na Nazaré, onde arrecadou setecentos e cinquenta euros.
Os vencedores foram seleccionados por um painel de juízes que analisou todas as candidaturas finalistas para cada uma das categorias. Entre o júri figuraram nomes sonantes do surf mundial de ondas grandes como Greg Long, Campeão Mundial de Ondas Grandes, Sebastian Steudtner, Vencedor dos prémios XXL Internacionais por duas vezes, Kohl Christensen e Eric Rebiere, reconhecidos surfistas de ondas grandes, e ainda Miguel Ruivo e Pedro Barbosa, juízes de surf.
Para Greg Long “os prémios para os surfistas que desafiam os seus limites nas ondas grandes são uma forma de honrar os seus feitos, assim como contribuir para a profissionalização no surf de ondas grandes que, por sua vez, alimenta a nossa paixão pelo mar e pelas ondas.”
O EDP Mar Sem Fim é um projecto pioneiro de descoberta de ondas grandes, perfeitas, desconhecidas e inexploradas, que pretende funcionar também como uma plataforma de visibilidade, comunicação e divulgação dos surfistas portugueses de ondas grandes, promovendo o desenvolvimento do Surf e do Turismo em Portugal.
O projecto visa, essencialmente, desenvolver o surf de ondas grandes no nosso país através de um conjunto de explorações com alguns dos melhores e mais consagrados surfistas de ondas grandes em Portugal, complementado com a atribuição de bolsas de exploração aos surfistas que melhor cumpram os objectivos do projecto e ainda uma edição anual de Prémios de Ondas Grandes.
Concluída a edição de 2015/2016, foi aberto o caminho para a 3ª Temporada, tendo Mário Almeida, Responsável pelo EDP Mar Sem Fim, referido que “o início de mais uma temporada de ondas grandes mostra que estamos no caminho certo do ponto de vista da consolidação e sustentabilidade do projecto. Vai ser uma temporada com muitas novidades e, se tudo correr bem, com a realização de várias missões de exploração e reconhecimento de novos locais com potencial de ondas grandes.”
Após duas edições com foco nas explorações nos Açores, o EDP Mar Sem Fim vai agora alargar as expedições para novos locais, com o objectivo de continuar a explorar o mar e as ondas. O projecto irá atacar todo o território português, promovendo a divulgação das ondas em Portugal como um destino turístico de excelência e para o surf, no geral, e para o surf de ondas grandes/perfeitas em particular.
Ana Sofia Vinhas, Directora de Marca e Comunicação da EDP, salientou que “a aposta da EDP no surf cumpre o nosso objectivo de promover hábitos de vida saudáveis através da prática desportiva, ao ar livre, em contacto com a natureza. O EDP Mar sem Fim, em particular, tem ainda a vantagem adicional de ser um excelente veículo de exportação e de promoção de Portugal no exterior. É portanto um encaixe perfeito na nossa matriz. Procuramos promover a sustentabilidade, ambiental, social e económica não só do nosso negócio, mas de toda a sociedade.”
A primeira expedição da nova temporada, denominada “Winter is coming”, deverá acontecer no final do mês de Outubro, com a abertura, imediata, da janela de espera.
O EDP Mar Sem Fim é uma produção The Summit Sports Agency, com o alto patrocínio da EDP e os apoios do Governo Regional dos Açores, Turismo dos Açores, SATA Airlines, G-Shock, Yamaha, Go Pro e NewsSearch. Conta ainda com a Surf Portugal, Beachcam, Go-S.TV, Record e Cidade como Media Partners.
Resta aguardar o dia em que estes audazes rapazes (e raparigas) rumarão até ao canhão da Nazaré – e outros – para começarem com os Tubos, as Remadas, as Wipeout, na procura do melhor desempenho e entrar no grupo dos finalistas de 2017, sob um outro lema denominado “colocado em todos os lugares da luz”, como não podia deixar de ser.