O triunfo de Lúcia Quitério, portuguesa que veio da fase de qualificações, ante a sérvia Tamara Malesevic, nada menos que a principal favorita ao triunfo no torneio (22ª no ranking mundial sub-16), foi a grande surpresa da tarde desta segunda-feira no decorrer do BANC Beloura Júnior, lusa que venceu pelos parciais de 6-2, 2-6 e 6-4.
No final, Lúcia salientou que “consegui gerir melhor a pressão!”, sem dúvida um excelente tónico para o jogo desta terça-feira, em que vai defrontar a ucraniana Elizabet Hamaliy na segunda ronda de singulares.
Recorde-se que o BANC Beloura Junior Open 2016, é o único torneio internacional de nível 1, para o escalão Sub 16, que se realiza em Portugal.
Com o sol a brilhar durante toda a jornada, a Beloura Tennis Academy “BY Pestana”, em Sintra, recebeu mais de 30 duelos singulares.
O húngaro Daniel Khin, cabeça de série masculino, foi dos primeiros atletas a entrar em campo esta segunda-feira.
Um jogo muito rápido em que o 22º do ranking mundial cilindrou o espanhol Edu Coronado por 6-0 e 6-0. O jovem de 16 anos integra uma equipa de 5 tenistas liderada pelo selecionador nacional Istvan Gulyas.
A armada húngara fez o pleno, os três rapazes e as duas raparigas que têm em Portugal passaram à próxima ronda das eliminatórias e, segundo o “comandante”, querem chegar à final.
“Acredito que podemos fazer boa figura em Portugal! Estamos a fazer um trabalho muito específico para um torneio que vamos participar na Hungria. Temos estado nos eventos que nos preparam melhor e nos dão mais pontos. Por exemplo, acabámos de chegar de Barcelona onde o Peter Makk venceu um torneio semelhante a este”.
Entretanto, Frederico Marques, treinador do João Sousa, estará esta terça-feira no BANC Beloura Junior Open para treinar um grupo de jovens da Academia dos Champs, a partir das 11h30, com oito jovens de 16 anos vão ter a oportunidade única de experimentar a azáfama de uma carreira desportiva de elite.
Nem todos se vão tornar tenistas, mas vão contactar com treinadores, árbitros e preparadores físicos. Vão absorver da modalidade a disciplina, o rigor e as vivências de um contexto completamente distinto daquele em que vivem.
A Academia dos Champs é o Parceiro de Responsabilidade Social da edição deste ano do BANC Beloura Junior Open. O projecto de integração social de jovens, através do ténis, nasceu em 2009 e tem um objectivo sempre em linha de vista: “Formar Campeões para a Vida!