Sábado 23 de Novembro de 2024

Campeões europeus começam apuramento mundial’2018

Port_Euro2016_25mai_1315O grupo seleccionado por Fernando Santos para o primeiro jogo de apuramento para a fase final do mundial’2018 inicia esta segunda-feira, na Cidade do Futebol (Caxias), a preparação para o primeiro jogo do grupo B, onde Portugal se insere.

No dia 6 de Setembro que depois de amanhã “estará no ar”, Portugal vai defrontar a Suíça em jogo a realizar na cidade Basileia, fazendo um teste no dia 1 (quinta-feira) no Estádio do Bessa (Porto) defrontando a congénere de Gibraltar, recordando-se que a selecção nacional inicia esta fase na qualidade de campeã europeia, esperando que este “estado superior” sirva de motivação e não apenas de “cartão-de-visita”.

O selecionador Nacional escalou os seguintes jogadores para esta dupla operação:

Guarda-redes – Anthony Lopes (Lyon), Eduardo (Chelsea) e Rui Patrício (Sporting)

Defesas – Bruno Alves (Cagliari), Cédric (Southampton), Eliseu (Benfica), João Cancelo (Valência), José Fonte (Southampton), Luís Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid) e Raphael Guerreiro (Dortmund)

Médios – Adrien (Sporting), André Gomes (Barcelona), Danilo Pereira (FC Porto), João Mário (Roma), João Moutinho (Mónaco), Renato Sanches (Bayern) e William Carvalho (Sporting)

Avançados – André Silva (FC Porto), Bernardo Silva (Mónaco), Éder (Lille), Nani (Valência), Rafa Silva (SC Braga) e Ricardo Quaresma (Besiktas)

A equipa das Quinas integra o Grupo B, juntamente com as congéberes de Andorra, Hungria, Ilhas Faroé, Letónia e Suíça. Portugal iniciará a qualificação em território helvético a 6 de Setembro e, no mês seguinte, receberá Andorra (dia 7) e jogará nas Ilhas Faroé (10). A recepção à Letónia, a 13 de Novembro, será o último jogo oficial de 2016 da formação lusa que voltará a jogar apenas em Março de 2017, diante da Hungria (a 25), em casa.

No final da temporada 2016/17, os campeões da Europa jogarão na Letónia, a 9 de Junho, antes de disputarem a Taça das Confederações, entre 17 de Junho e 2 Julho.

Na temporada 2017/18, serão disputadas as últimas quatro partidas em duas duplas jornadas: recepção às ilhas Faroé (31 de Agosto) e deslocação à Hungria (3 de Setembro); deslocação a Andorra e recepção à Suíça (a 7 e a 10 de Outubro), respectivamente.

Apurar-se-ão para a fase final os primeiros classificados de cada um dos nove grupos, assim como os quatro vencedores dos play-offs disputados entre os oito melhores segundos classificados que serão jogados em Novembro de 2017.

Participarão 32 selecções no 20.º Mundial, que será disputado em 12 estádios russos, entre os dias 14 de Junho e 15 de Julho de 2018.

Desde que pegou nas rédeas da selecção, a 24 de Setembro de 2014, Fernando Santos comandou Portugal em 14 partidas oficiais vencendo os sete encontros na fase de qualificação para o Euro-2016 e levando a formação lusa à sua primeira conquista de uma grande prova internacional. O técnico luso tem agora o desafio de colocar Portugal em mais um Mundial, depois das presenças em 1966, 1986, 2002, 2006, 2010 e 2014.

 

Campeões europeus condecorados no Porto

 

A cerimónia de imposição das insígnias da Ordem de Mérito aos campeões europeus de Futebol’2016 será realizada no dia 31 deste mês de Agosto, na Câmara Municipal do Porto (18h30), com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que presidirá.

Recorda-se que, no dia seguinte à conquista do título europeu (12 de Julho), todos os elementos da comitiva nacional foram recebidos no Palácio de Belém pelo Presidente da República, que lhes atribuiu então a Comenda da Ordem.

Nesta cerimónia estarão todos os jogadores que participaram na campanha do europeu e também os que, eventualmente, não tenham estado em França mas sejam convocados para os próximos compromissos da Equipa das Quinas.

Aqui não se percebe: se não estiveram em França, nem foram convocados para os jogos da campanha para esse europeu, naturalmente que não tem direito a nada. Este tipo de distinção não tem efeitos de futuro, como se infere da informação veiculada pela Federação Portuguesa de Futebol.

Após a imposição das insígnias, a equipa deslocar-se-á à varanda dos Paços do Concelho para saudar a população, que poderá assistir a toda a cerimónia através de ecrãs gigantes instalados na Praça General Humberto Delgado.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.