Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter, atingiu esta madrugada, o centro de Itália - região da província de Perugia, com epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo informação divulgada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que vigia e monitoriza toda a actividade sísmica mundial.
Este sismo, que ocorreu às 03:36 (02:36 em Lisboa), no centro de Itália com magnitude de 6,2, terá causado 37 mortos, pelos dados recolhidos até a edição desta noticia. Os serviços de protecção civil italiana, comunicaram que estão destruídos por completo ou em risco de derrocada dezenas e dezenas de edifícios ou edificações e que muitas pessoas poderão estar ainda presas nos escombros.
Para constatar a grandeza do sismo, com epicentro na província de Rieti e chegou a Perugia, Ascoli, o mesmo foi sentido na região de Roma que fica a cerca de 150 quilómetros.
As estações que medem a actividade sísmica, detectaram já após este sismo, que ocorreram várias réplicas, tendo uma delas sido de magnitude de 5,4 graus.
Marcelo Rebelo de Sousa, em mensagem enviada ao Presidente italiano, Sérgio Mattarella, divulgada na página da Presidência, diz que “É com a maior tristeza que, em nome do Povo Português e em meu próprio, apresento a Vossa Excelência e por esta via aos familiares das vítimas, as mais sentidas e sinceras condolências…”, manifestando o pesar do povo português pelas vitimas do sismo de magnitude 6,2 que abalou o centro de Itália e causou pelo menos 37 mortos.
Entretendo não há registo, até ao momento, de vítimas portuguesas do sismo que ocorreu hoje em Itália, segundo comunicação do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, nesta região de Itália (Lázio) estão registados cerca de 4.000 portugueses.
Outros sismos sentidos nas últimas 12 horas :
Timor Leste
Um sismo forte de magnitude 6,0 na escala de Richter foi registado na madrugada de quarta-feira (hoje à noite em Lisboa) a 372 quilómetros de Díli, Timor-Leste, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O sismo, registado às 03:39 de quarta-feira locais (20:39 de hoje em Lisboa), ocorreu a 528 quilómetros de profundidade, e a uma distância de 132 quilómetros a norte de Nebe, e a 150 quilómetros de Maumere, na ilha indonésia das Flores.
Desconhece-se se este sismo provocou danos.
Birmânia
Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou hoje a Birmânia, informou o centro norte-americano de monitorização da atividade sísmica mundial, United States Geological Survey (USGS).
O sismo, registado a uma profundidade de 84 quilómetros, foi sentido na capital tailandesa, Banguecoque, e em Yangon (antiga Rangun), a principal cidade da Birmânia,
O terramoto também foi sentido na cidade indiana de Calcutá.
Não há até ao momento informação sobre vítimas.